Feira de Santana
Programa gratuito de atendimento empresarial tem inscrições abertas
Há vagas em Feira de Santana, Itaberaba, Euclides da Cunha e na região do sisal; o Negócio a Negócio auxilia nas principais dificuldades do empreendedor, propondo soluções personalizadas.
20/06/2017 às 09h37, Por Kaio Vinícius
Acorda Cidade
Para facilitar o atendimento a microempresas e microempreendedores individuais (MEI) e propor um ciclo de melhorias, estimulando a sustentabilidade dos pequenos negócios, o Sebrae oferece um programa no qual a instituição vai até o empresário. Estão abertas inscrições para participar do Negócio a Negócio (NAN), que trabalha com visitas gratuitas, orientação empresarial personalizada e objetiva, indicando as soluções mais adequadas para a realidade de cada negócio, a partir das dificuldades que o gestor encontra no dia a dia. Em menos de três meses, 900 empresas já foram atendidas na região – e ainda há vagas.
“Estimamos atender mais de 2,7 mil microempresas e microempreendedores individuais neste ciclo”, conta José Raimundo Carneiro, técnico do Sebrae Bahia em Feira de Santana. Para realizar esse trabalho, estão sendo disponibilizados 13 Agentes de Orientação Empresarial, que atendem aos municípios de Feira de Santana, Euclides da Cunha e Itaberaba, além da região sisaleira, agregando os municípios de Conceição do Coité, Serrinha, Queimadas, Valente, Araci, Teofilândia, Barrocas, São Domingos, Retirolândia e Santaluz.
Os interessados em participar do NAN podem procurar um ponto de atendimento do Sebrae ou ligar para a Central de Relacionamento Sebrae, no 0800 570 0800, informando que desejam receber uma visita do programa. O atual ciclo de atendimento se encerra em dezembro, então novas empresas podem ser atendidas até o final de novembro, já que cada empresa recebe duas visitas, com um intervalo de 15 dias entre elas.
Outras informações podem ser obtidas nos pontos de atendimento do Sebrae. Em Feira de Santana, o ponto é localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1225, Centro, e tem o telefone (75) 3221-2153. Os empreendedores de Euclides da Cunha podem ser atendidos na Rua Dom Jackson Berenguer, 325, Centro, ou no telefone (75) 3271-2010. E o ponto de atendimento em Itaberaba fica na Rua Rubens Ribeiro, 253, Centro, com o contato (75) 3251-1023.
Como funciona o Negócio a Negócio
São duas visitas anuais realizadas pelo Agente de Orientação Empresarial. Na primeira, ele irá aplicar um diagnóstico empresarial para identificar quais ferramentas são as mais indicadas para implantação no empreendimento. As opções são classificadas dentro dos cinco temas de gestão: Finanças, Mercado, Planejamento, Organização e Pessoas. Como resultado do programa, as empresas atendidas apresentam um índice de satisfação superior a 80%.
Na segunda visita, o agente retorna à empresa para apresentar o resultado do diagnóstico e orientar sobre a aplicação das ferramentas indicadas. Ele irá também apresentar o desempenho da empresa em relação ao mercado em que atua. O agente também irá informar ao empresário sobre as outras opções de atendimento e ferramentas que o Sebrae disponibiliza, como o Radar Sebrae, consultorias a distância e informações através da Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.
E há uma inovação neste contato entre agentes e empresas este ano: a possibilidade do empresário avaliar o atendimento do Agente. Isto é, o empresário vai receber uma ligação da Central de Relacionamento ou mensagem via SMS para avaliar o atendimento e propor sugestões de melhoria.
Cenário e a necessidade de conhecer a empresa
As empresas, nos dois primeiros anos, são mais sensíveis ao fechamento e algumas das principais causas para isso estão associadas ao desconhecimento dos hábitos de consumo dos clientes, do seu produto, do ambiente no qual a empresa está inserida e à ausência de um plano de negócio prévio.
Um estudo do Sebrae aponta que, das empresas que fecham nos dois primeiros anos, mais de 60% não fizeram um processo de planejamento real e não procuraram ajuda de pessoas ou instituições para dar início a essa jornada. Além disso, segundo a pesquisa, 46% dos empresários não sabiam o número de clientes e o hábito de consumo de seu público ao empreender. Outros 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam e 37% não tinham conhecimento da melhor localização.
Mais Notícias
Feira de Santana
Pescadora é primeira feirense a receber Seguro-Defeso do Governo Federal
O benefício, pago pelo INSS, destina um salário mínimo a pessoas que dependem exclusivamente da pesca de pequeno porte.
03/05/2024 às 19h10
Feira de Santana
Procon e Vigilância Sanitária unem esforços contra comercialização indevida de álcool 70%
O foco é verificar o cumprimento da resolução normativa 766/2022 da Anvisa.
03/05/2024 às 14h16
Agenda da Indústria 2024
Em encontro com empresários, presidente da Fieb anuncia investimento de R$ 50 milhões em Feira de Santana
Carlos Henrique enfatizou a importância de aproximar o Sistema Fieb das empresas locais, para promover e atender as necessidades da...
03/05/2024 às 12h52
Evento Beneficente
Dispensário Santana promove I Quermesse Solidária; recursos serão usados para implantação de energia solar
O evento acontece neste sábado, dia 4 de maio, a partir das 9h.
03/05/2024 às 09h30
Educação e Inovação
Núcleo de Inovação Tecnológica da Uefs e o Parque Tecnológico da Bahia promovem evento
O objetivo é promover a cultura da inovação e do empreendedorismo na região.
03/05/2024 às 07h32
Feira de Santana
INSS concede aposentadoria por invalidez à jovem em estado vegetativo; benefício deve ser pago em até 15 dias
O benefício foi concedido com 25% de acréscimo por conta do estado de saúde de Luana.
02/05/2024 às 18h40