Bahia

Detentos aprendem novas formas de expressão através da arte

A iniciativa promove a capacitação dos detentos para montagem de mosaicos - técnica de composição de imagens em quadros e superfícies, a partir de retalhos de cerâmica e outros materiais.

Detentos aprendem novas formas de expressão através da arte Detentos aprendem novas formas de expressão através da arte Detentos aprendem novas formas de expressão através da arte Detentos aprendem novas formas de expressão através da arte

Acorda Cidade

"Eu não tinha perspectiva. Depois que vim para cá, eu passei a ver o mundo com outros olhos". A declaração de Gibson Cabral, interno da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, reflete as mudanças provocadas pela arte. Ele é um dos participantes do projeto Libertarte, que utiliza a criação artística como instrumento de ressocialização.

A iniciativa promove a capacitação dos detentos para montagem de mosaicos – técnica de composição de imagens em quadros e superfícies, a partir de retalhos de cerâmica e outros materiais. "Há dois anos, eu fui convidado para desenvolver esse projeto. Nós fazemos imagens e desenhos que tocam o coração e vão além das grades. A gente dá o suporte artístico e técnico", explica o artista plástico Eliezer Nobre.

De acordo com o diretor da Penitenciária Lemos Brito, Rogério Lopes, a mudança no comportamento dos presos é significativa após a participação no projeto. "Depois que o interno passa a interagir e participar desse processo, nós conseguimos perceber que ele fica mais tranquilo e mais sociável", comenta.

Gibson Cabral acrescenta que o Libertarte "resgata, traz de novo os sentimentos mais humanos das pessoas. A arte ajuda muito a recuperar o nosso ser. Este é o caminho para trazer as pessoas de volta para a sociedade". O projeto é tema de vídeo da série 'Educar para Transformar', produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Assista ao vídeo: migre.me/wJvmX