Acorda Cidade
Um dos principais gastos do orçamento de quem possui veículo, o combustível morde uma fatia de 4,6% do salário mensal do brasileiro, segundo levantamento da agência de notícias Bloomberg. Porém, é possível adotar alguns procedimentos no momento de dirigir, que ajudam a economizar e minimizam o impacto no bolso do motorista. Confira!
Vá com calma
Quanto mais alta a velocidade, mais combustível é gasto. Se o motorista reduz de 100 km/h para 90 km/h, reduz o consumo do veículo em 10%. Manter uma velocidade constante também é uma medida eficaz, pois a cada acionamento do acelerador, mais combustível vai para o motor e mais rápido o tanque é esvaziado.
Seja sutil na direção
Frear e acelerar bruscamente, velocidade excessiva, passar em buracos e outros obstáculos sem cuidado podem aumentar o gasto de combustível, pois sobrecarregam o carro. Tenha atenção, pois além de gastos maiores com combustível essas atitudes podem desgastar freios e pneus.
Atenção ao peso extra
Não carregue no carro peso extra sem que seja preciso. Porta-malas cheio demais sem que haja real necessidade aumenta o gasto de energia e, consequentemente, de combustível durante a aceleração.
Ar-condicionado
O uso do ar-condicionado oferece um conforto extra ao motorista e aos passageiros, sobretudo em dias muito quentes. Porém, sempre que possível, prefira a ventilação natural, pois o uso do equipamento aumenta os gastos em até 15%. Há aqui uma ressalva: acima de 90 km/h, a utilização do ar já é recomendada, pois os vidros abertos proporcionam maior resistência ao vento e fazem com que o carro precise gastar mais.
Veículos econômicos
É interessante também observar quanto o seu carro consome de veículo. No caso de novas aquisições, vale observar a classificação do carro. Alguns modelos, mesmo sendo de porte maior – como é o caso do Novo Aircross, utilitário da montadora francesa Citröen – possuem Nota A de consumo, indicando que são mais econômicos dentro de sua categoria.