Acorda Cidade
Os eletrodomésticos foram diretamente impactados pelo avanço de novas tecnologias. Esses equipamentos, tão úteis no desempenho de atividades domésticas, passaram por diversas transformações e se modernizaram com o decorrer dos anos. É o caso da geladeira, que mantém a temperatura dos alimentos, garantindo com que eles fiquem conservados.
O inventor da geladeira como conhecemos hoje foi John Gorrie, na época um médico conceituado que passou grande parte da vida empenhado em melhorar a condição de pessoas doentes, sobretudo dos marinheiros que sofriam de febre amarela. Ele colocava gelo em bacias suspensas no teto para tornar mais agradável o ar que seus pacientes respiravam.
Em meados de 1850, Gorrie desenvolveu um sistema de refrigeração, no qual uma máquina a vapor movia um pistão dentro de um cilindro com água salgada, que congela a temperaturas mais baixas do que a água em seu estado puro. Com isso, o cientista norte-americano foi o primeiro a fazer um produto comercialmente viável para essa finalidade. A geladeira atual segue os mesmos preceitos desenvolvidos por Gorrie, com a diferença de que, desde o surgimento da eletricidade, a máquina a vapor foi substituída por motores elétricos.
Em 1894, o cervejeiro Gabriel Sedlmayr, dono da Spaetenbrau, de Munique, pediu ao amigo Carl von Linde que construísse uma máquina refrigeradora para fabricar cervejas durante o ano inteiro, e não só no inverno. Linde atendeu à solicitação do amigo e aperfeiçoou a invenção de Gorrie, trocando o vapor de água por amônia.
A notícia do primeiro refrigerador doméstico data de 1913. O equipamento foi produzido por Fred W. Wolf Junior e ganhou o nome de Domelre (Domestic Electric Refrigerator). O produto não teve grande sucesso comercial, diferentemente do que ocorreu com a empresa Kelvinator em 1916. Os refrigeradores da companhia resfriavam com a utilização de uma bomba de calor de fase alternada.
As geladeiras continuaram se aperfeiçoando ao longo do tempo. Em 1925, um trio que antes funcionava separadamente passou a trabalhar em conjunto: motor, compressor e condensador. Em 1927 foi lançado o Monitor-Top, modelo da General Electric. O refrigerador teve um sucesso mundial muito grande, com mais de 1 milhão de unidades produzidas.
As geladeiras e os eletrodomésticos passaram a se modernizar cada vez mais, com sistemas inteligentes e o surgimento de novas tecnologias. Hoje é possível encontrar refrigeradores com diversos recursos, como acesso à internet, gerenciador de tarefas, tela touchscreen e até modelos que acompanham aplicativos que incluem programa nutricional e incentivam a alimentação saudável.