Feira de Santana

CSU da Cidade Nova irá ganhar ambulatório de especialidades ainda este ano

Segundo o reitor da Uefs, Evandro Nascimento, no local serão realizadas consultas nas áreas de pneumologia, pediatria, cardiologia, reumatologia, dentre outras.

Laiane Cruz

O Centro Social Urbano (CSU) do bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, poderá ganhar até o final deste ano um ambulatório de saúde. De acordo com o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro Nascimento, os serviços serão prestados mediante uma parceria da instituição de ensino e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Nós temos aqui no Centro Social Urbano da Cidade Nova a necessidade de instalar o ambulatório de especialidades da Uefs como um espaço de prática para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia”, informou Evandro Nascimento.

Segundo o reitor, no local serão realizadas consultas nas áreas de pneumologia, pediatria, cardiologia, reumatologia, dentre outras, além de exames como o eletrocardiograma e tratamento de feridas para pacientes oncológicos.

“A Uefs tem dialogado com o município para construir uma parceria, em que a Uefs entra com o espaço físico, que é essa estrutura, uma parte dos profissionais e uma parte dos equipamentos, mas nós necessitamos também de pessoal e equipamentos do Sistema Municipal de Saúde. Já estamos com alguns encaminhamentos, que vão culminar na assinatura de um convênio e a Uefs irá apresentar uma lista de demanda de pessoal e equipamentos e também os custos, para que a secretaria possa avaliar e após isso vamos definir o aporte de cada uma das instituições nessas demandas e viabilizar o ambulatório”, explicou o reitor da universidade.

Ainda conforme Evandro Nascimento, ainda não há uma data definida para que o ambulatório comece a funcionar. No entanto, a expectativa, segundo ele, é que o local esteja em funcionamento em algum momento do segundo semestre deste ano, com uma capacidade para atender cerca de 2.500 pessoas mensalmente. 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.