Educação

Baixe os modelos de prova do Enem

Segundo o Inep, 4,6 milhões de candidatos estão inscritos no exame. Gabarito do Enem será divulgado dois dias após provas. O Enem exige uso de caneta preta e proíbe lápis e relógio durante prova.

Acorda Cidade

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas neste sábado (6) e domingo  em todo o país.  No sábado as provas ocorrerão na bahia e nas demais cidades que não aderiram ao horário de verão das 12h às 16h30, com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, já no domingo começa no mesmo horário e termina às 17h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias. Segundo o Inep, 4,6 milhões de candidatos estão inscritos no exame. Gabarito do Enem será divulgado dois dias após provas.  O Enem exige uso de caneta preta e proíbe lápis e relógio durante prova. 
 
Baixe clicando nos links abaixo os modelos de provas do Enem. Bom estudo!
 
As quatro áreas do conhecimento
 
Matemática e suas tecnologias –  Nesta área, a prova vai cobrar conhecimentos de matemática aplicados no cotidiano. Devem cair questões contextualizadas que exigem domínio sobre o sistema internacional de medidas, grandeza em comparação, álgebra, além de interpretação de gráficos e tabelas.
 
Ciências humanas e suas tecnologias –  Nesta área, a prova vai cobrar conhecimento de história, sociologia, geografia e filosofia. Devem aparecer questões sobre evolução tecnológica, conflitos territoriais, uso de recursos naturais, além de temas ligados à conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente e do Idoso, entre outros.
 
Linguagens, códigos e suas tecnologias –  Nesta área, a prova vai cobrar conhecimento de português, literatura, artes, educação física e pela primeira vez, línguas. O aluno poderia optar entre inglês e espanhol. Caem mais questionamentos que exigem interpretação do que gramática. 
 
Ciências da natureza e suas tecnologias – Nesta área, a prova vai cobrar conhecimentos de química, física e biologia. Novas formas de energia, índices que retratam a qualidade de vida e perguntas que comparam o consumo de energia dos produtos devem aparecer neste campo, além de temas sobre preservação ambiental, segundo os educadores. (Com informações do G1).