Feira de Santana

Parceria entre Hospital da Mulher e Samaritano de SP capacita profissionais de UTI-NEO

O Hospital da Mulher é uma das 18 instituições do Brasil que possuem esse convênio com o Hospital Samaritano.

Acorda Cidade

Uma equipe de profissionais do Hospital Samaritano de São Paulo está em Feira de Santana, mais precisamente no Hospital Inacia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher, para cumprir mais uma etapa do Cronograma On The Job – Programa de Desenvolvimento Organizacional e de Apoio a Gestão e Assistência com Ênfase em UTI-NEO e Pediátrica.

A qualificação começou na terça-feira (25), com uma hora de palestra e o resto do dia de visitas. A equipe segue no hospital até a quinta-feira (27). Esse trabalho é realizado em forma de convênio e tem a duração de três anos. No caso do Hospital da mulher, o ciclo se encerra em dezembro deste ano.

O trabalho se baseia na capacitação dos profissionais através de metodologia que envolve visitas ao Hospital Samaritano, cursos, ensinos à distância e treinamentos locais, além de acompanhamento mensal via aplicativo de videoconferência. O objetivo é reduzir a taxa de mortalidade infantil nas unidades e a diminuição de infecções primárias de corrente sanguínea.

“Fizemos um diagnóstico primário, baseado em legislação e boas práticas, e elaboramos alguns planos de ação. Está sendo uma parceria muito boa, com a equipe do Hospital da Mulher sendo um bom partícipe”, afirmou a enfermeira do Hospital Samaritano, Kellen Cristensen.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, destacou a parceria. “Estamos sempre buscando qualificar nosso pessoal em relação a UTI-NEO. São 30 profissionais envolvidos nessa parceria que vem dando certo”.

O Hospital da Mulher é uma das 18 instituições do Brasil que possuem esse convênio com o Hospital Samaritano.