Daniela Cardoso e Ney Silva
A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de um serviço que atende pessoas em casa. O Serviço de Atenção Domiciliar faz parte do setor de Atenção Básica e tem uma equipe multidisciplinar. A coordenadora, enfermeira Mirela Ribeiro, explica como funciona o serviço.
“Esse serviço foi implanto há cerca de dois anos e fazemos o atendimento em casa. Temos profissionais como enfermeiro, médico, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, entre outros. Atendimentos pacientes estáveis, porém com algum agravo que precisa de alguma assistência no seu domicilio. É feita a escolha do paciente e do cuidador, são critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explicou.
Segundo a enfermeira, é feita uma visita inicial para conhecer o quadro clínico do paciente, depois os profissionais retornam ao domicílio a cada semana, 15 ou 30 dias, a depender do quadro clínico.
“A demanda é espontânea, via indicação de pacientes que já passaram pelo serviço, e temos uma parceria com o Hospital Dom Pedro e o Hospital Estadual da Criança. Também temos o auxílio das Unidades Básicas de Família, que realizam a ficha de referência e contra referência após visualizar a necessidade do paciente”, afirmou Mirela Ribeiro.
O serviço, que funciona no prédio do programa de hepatites virais no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Leonidio Rocha, atende atualmente 39 pacientes, tanto na sede quanto nos distritos. O telefone desse serviço é (75) 3624-4199.