Laiane Cruz e Paulo José
O movimento está intenso, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (13), na área de embarques e desembarques do Terminal Rodoviário de Feira de Santana, por conta do feriado prolongado da Semana Santa.
De acordo com o coordenador da agência que regula os transportes na Bahia (Agerba), Paulo Andrade, é comum uma grande movimentação no terminal durante o feriado de páscoa, e no ano este é o segundo período de maior movimento.
“Neste feriado, geralmente as pessoas gostam de passar com a família, então não tem um lugar de destaque, mas costumeiramente Salvador é muito procurada no dia a dia, e é assim também nos feriados. Já as pessoas que não guardam a tradição católica costumam procurar as cidades de praia. E tem muita gente também que deixa a capital e vai para o interior”, afirmou Paulo Andrade.
Segundo ele, nos dias normais são disponibilizados cerca de 180 horários partindo de Feira de Santana, fora os ônibus que saem de Salvador com destino a cidades do interior, passando por Feira, que variam entre 350 e 400. A expectativa é que com o aumento da demanda neste final de semana haja um incremento em torno de 10% nas linhas.
Apesar do aumento na procura pelo terminal neste período, o coordenador da Agerba observa que desde o início do ano nós, a rodoviária tem tido um movimento mais fraco. “No primeiro trimestre deste ano, nós tivemos um decréscimo em torno de 6 a 6,5% no número de embarques. E neste feriado da Semana Santa nós ainda estamos acompanhando e só devemos ter um resultado na segunda-feira, mas está menor do que ano passado. A nossa expectativa é que nesses cinco dias em torno de 15 a 16 mil pessoas passem pelo terminal”, disse.
O coordenador orienta os passageiros a utilizarem o transporte regular, que é fiscalizado pela Agerba e tem uma garantia maior de que vai prestar um serviço adequado. “O transporte clandestino não tem garantia nenhuma, no transporte regular tem um seguro que as empresas são obrigadas a contratar, de responsabilidade civil, para qualquer eventualidade, e elas têm a obrigação de prestar assistência em caso de acidente e extravio de bagagem.”
Ele destaca ainda que as pessoas devem reservar suas passagens com antecedência e chegar ao terminal com antecedência, além de portar documentos de identificação com foto, e caso viajem com crianças, é preciso levar o documento da criança. Pessoas que viajam com animais têm que ter a documentação e o cuidado de colocar o animal, que deve ser de até 10kg, em um recipiente apropriado para transporte. E em caso de animais silvestres deve ter a autorização do Ibama.