Feira de Santana

Projeto Polvos Amigos ajuda no tratamento de recém-nascido

O projeto tem consiste na fabricação de polvos feitos de crochê com linhas de fio 100% algodão. Os brinquedos são colocados dentro das incubadoras para que as crianças interajam naturalmente com os tentáculos, o que segundo psicólogos, dá mais segurança ao bebê.

12/04/2017 às 17h59, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os recém-nascidos que estão internados na UTI do Hospital Inácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher – ganharam um tratamento de reforço desde a última segunda-feira (10). O projeto Polvos Amigos foi implantado na unidade de saúde e é uma iniciativa importada da Dinamarca.

O projeto tem consiste na fabricação de polvos feitos de crochê com linhas de fio 100% algodão, com oito tentáculos de 22 cm de comprimento. Os brinquedos são colocados dentro das incubadoras para que as crianças interajam naturalmente com os tentáculos, o que segundo psicólogos, dá mais segurança ao bebê.

A iniciativa ainda está em fase experimental no HIPS, que atualmente conta com oito leitos de UTI e sete leitos de Unidade de Complexidade Intermediária (UCI). Para que os polvos sejam utilizados com segurança eles precisam ser esterilizados a cada 5/7 dias sempre com água superior a 60º. Quando recebem alta, os polvos podem ser levados para casa.

“São bebês que ainda precisam de ventilação mecânica, uso de medicamentos e ainda estão em estado grave. Mesmo que sejam ainda muito pequenos eles fazem a interação com o polvo, o que também refletem muito nas mães”, afirmou a coordenadora do Bloco Neonatal, Joelma Moura.

O projeto tem embasamento técnico comprovado. Os tentáculos remetem ao cordão umbilical e reproduzem, de certa forma, o ambiente do interior do útero. Os recém-nascidos passam a segurar os tentáculos como faziam com o cordão umbilical antes do parto. Isso favorece as conexões neuronais e ajuda a regular a frequência respiratória e cardíaca.

As grandes incentivadoras do projeto são as funcionárias do HIPS, que fazem a confecção dos polvos de forma voluntária. Elas contam com a ajuda também das mães da Casa da Puérpera e Método Canguru. Os pontos de crochê e o modelo foram ensinados por artesãs funcionárias da instituição.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima neste 13 de maio em Feira de Santana

Feira de Santana

Fiéis celebram Nossa Senhora de Fátima neste 13 de maio em Feira de Santana

Uma missa campal reúniu muitos católicos e uma procissão percorreu algumas ruas do bairro.

13/05/2024 às 22h17

Comércio de Feira de Santana

Comércio de Feira de Santana

Presidente do Sindicato do Comércio avalia de forma positiva as vendas no Dia das Mães

Diversos segmentos se destacaram nesse período do Dia das Mães, inclusive os bares neste domingo, devido à grande quantidade de...

13/05/2024 às 17h29

Chefe de Cozinha - Iran Vivas

Profissão

Dia do Chef de Cozinha: “Mesmo aprendendo todas as técnicas, prezo pela gastronomia afetiva e familiar”

O Acorda Cidade conversou com o profissional para homenagear o Dia Nacional do Chef de Cozinha, celebrado nesta segunda-feira (13). ...

13/05/2024 às 15h29

unex medicina

Banco de Dados

Unex abre processo seletivo para Cadastro de Reserva de docentes em Feira de Santana

Estão sendo ofertadas vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. Inscrições de 13 a 22 de...

13/05/2024 às 13h28

Serviço da Embasa

Feira de Santana e região

Fornecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (15) para interligar nova adutora

Serviço programado é etapa necessária para colocar em operação, futuramente, a 3ª etapa de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento....

13/05/2024 às 13h20

Unex

Medicina - Unex

Processo Seletivo contempla todos os interessados em ingressar no curso nota máxima do MEC

A Medicina Unex conta com professores, médicos e doutores renomados e de reconhecimento do cenário da saúde local.

13/05/2024 às 13h16

image

Rádio acorda cidade