Daniela Cardoso
As pessoas que necessitam passar pela Avenida Rio de Janeiro no bairro Pedra do Descanso em Feira de Santana, estão enfrentando transtornos devido ao grande número de buracos em um trecho da via. Os moradores afirmam que estão sendo prejudicados devido às obras inacabadas no local.
Júlio é morador da localidade Três Riachos e passa diariamente pelo local. Ele disse que já presenciou alguns acidentes. “Está difícil com essa buraqueira, não concluíram a obra, alguns carros fazem roubadinha para adiantar e fica complicado. O pedestre sofre e, além disso, os ônibus atrasam, pois tem que fazer uma volta grande e ocorrem acidentes devido a essa situação”, afirmou.
Elias Santos também passa pelo local com frequência. Ele alerta para a falta de sinalização. “Muita buraqueira, pouca sinalização. Os acidentes poderiam até ser evitados se fizessem uma obra com qualidade. Essa obra foi feita sem planejamento, tem pouca sinalização e inclusive hoje já presenciei um acidente. Os pedestres estão andando assustados, pois nem acostamento tem e os pedestres dividem espaço com os carros”, reclamou.
Em resposta, o secretário municipal de Planejamento, José Pinheiro, afirmou que vai verificar a situação dos buracos para fazer a recuperação da via. Quanto a continuidade das obras, Pinheiro explicou que há uma Parceria Público Privada e que na próxima segunda-feira (10) as obras devem ser retomadas.
“A prefeitura tem uma parceria com a empresa Alphaville para duplicar a Avenida Rio de Janeiro e ficou acordado que nessa parceria a empresa faria a base e a prefeitura asfaltaria o trecho. A Alphaville contratou uma empresa que fez o serviço de terraplanagem e veio nos entregar pra poder executar o asfalto. Quando fomos executar, fizemos uma camada superficial e liberamos o tráfego para ver se a base iria aguentar. Com o uso, depois uns 5 dias, começou a não aguentar o peso. Então a prefeitura entrou em contato com a Alphaville mais uma vez e comunicamos o que ocorreu. Eles mandaram um pessoal de São Paulo vir aqui e se comprometeu a refazer. Na próxima segunda as obras já devem ser iniciadas, caso não esteja chovendo”, explicou.
Tapa buracos
Sobre o trabalho de tapa buracos, Pinheiro falou que a secretaria nunca parou os trabalhos. “É uma manutenção que fazemos constante. O tempo está chuvoso, mas não tem tantos buracos nas ruas. Quando tomamos conhecimento, mandamos resolver. Quando está chovendo não fazemos o tapo buracos com frenquencia, somente em vias de extrema necessidade, mesmo sabendo que vai deteriorar rápido, mas fazemos para ter um conforto melhor no tráfego”, afirmou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade