Eleições 2010

Tudo que o eleitor precisa saber antes de sair para votar

A votação para o segundo turno das eleições terá início às 8 horas e se encerrará às 17 horas (horário local). É obrigatório levar documento oficial com foto. O título de eleitor é dispensável para o eleitor que souber a zona e a seção em que deve votar.

Williany Brito

Mesmo com o passar do primeiro turno, muitas pessoas continuam com dúvidas sobre o processo eleitoral. Neste domingo, 31, os eleitores de Feira de Santana terão de retornar às urnas para eleger o presidente. A votação para o segundo turno das eleições terá início às 8 horas e se encerrará às 17 horas (horário local).

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o resultado das urnas seja divulgado a partir das 18 horas. Em Feira de Santana, segundo o juiz da 156º zona eleitoral, Walter Ribeiro, os eleitores irão saber quem venceu na região em, aproximadamente, duas horas.

É obrigatório levar documento oficial com foto. O título de eleitor é dispensável para o eleitor que souber a zona e a seção em que deve votar. Serão aceitos documento de identidade (RG), identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. A Justiça Eleitoral destaca que certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas.

Um efetivo de 24 mil policiais militares estará trabalhando durante o pleito no Estado. Para combater o transporte ilegal de passageiros, uma das ações é a maior articulação, desde  a véspera da eleição, entre as autoridades judiciárias e as polícias rodoviárias (federal e estadual) nas estradas.

Justificando seu voto

Para justificar a ausência na votação, basta entregar o requerimento de justificativa eleitoral em qualquer seção eleitoral do país com apresentação de documento de identificação e título eleitoral. Os requerimentos também estão disponíveis nas seções.

Os eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência poderão votar normalmente, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição. Basta ir em um cartório eleitoral munido de documentos que comprovem o motivo da ausência à votação.

No primeiro turno,  no último dia 3 de outubro, o índice de abstenção registrado em todo o País foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não-comparecimento às urnas.

Voto em trânsito

Para este segundo turno, 76.528 eleitores se cadastraram para escolher seu candidato à Presidência da República fora do domicílio eleitoral. No primeiro turno, mais de 66 mil pessoas votaram fora do domicílio eleitoral.