Danillo Freitas

Tramita na Câmara de Feira de Santana um projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Almeida Caribé, o Ron do Povo (PTC), que visa obrigar os postos de combustíveis do município a informar aos seus consumidores de forma clara qual combustível será mais favorável economicamente no abastecimento, sem que ele necessite fazer o cálculo.

O projeto de lei diz que os postos serão obrigados a informar através de placa o melhor abastecimento do seguinte modo: Favorável ao etanol, se for o caso, ou então Favorável à Gasolina.

Assim, quando o cidadão for abastecer seu veículo será informado através de placa afixada em local bem visível sobre qual tipo de combustível é mais favorável para o abastecimento.

Foto: Danillo Freitas

Para saber que combustível compensa abastecer ou comprovar se a placa faz a indicação correta é só dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se der menor que 0,7, vale a pena o etanol.

De acordo com Ron, este projeto será de extrema relevância, haja vista as constantes oscilações nos preços destes produtos.  "Essa proposta está colocando em pauta a questão do direito à informação. É mais um ponto para o consumidor", afirmou Ron.   

Exemplo de placa – Favorável: Etanol ou Favorável: Gasolina.