Educação
Resultado de pesquisa em educação do campo será lançado em Feira durante seminário
O resultado da pesquisa está publicado no livro 'Sementes de Educação Contextualizada'.
20/03/2017 às 10h36, Por Rachel Pinto
Acorda Cidade
O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizará no próximo dia (22), um Seminário com gestores escolares e representantes de universidades quando serão devolvidos os resultados de uma pesquisa científica sobre os impactos da metodologia do Projeto Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo (CAT), nas políticas públicas da Educação do Campo e na aprendizagem das crianças na região semiárida da Bahia.
A metodologia do CAT é formulada e desenvolvida pelo MOC há 23 anos em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e movimentos sociais/sindicais do campo em 20 municípios do Semiárido da Bahia, localizados no Território do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portão do Sertão.
O resultado da pesquisa está publicado no livro “Sementes de Educação Contextualizada”, que será lançado durante o Seminário na Pousada Central, localizado na Avenida Marechal Deodoro, Centro, em Feira de Santana.
A pesquisa é de iniciativa da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com apoio do Instituto para Cooperação e Desenvolvimento (Icep)/ Fundação Optimus, da Áustria e do Terre des Hommes Suisse. A Coordenação Geral da pesquisa foi realizada pela Profa. Dra. Maria do Socorro Silva (UFCG) e Profa. Dra. Inaiá Moreira de Carvalho (Ufba) com a colaboração da equipe do MOC e dos pesquisadores de campo.
Com os resultados da pesquisa em mãos a ideia é que a metodologia adotada no projeto seja analisada por gestores para colocar em prática através das políticas públicas que contribuirão para o desenvolvimento rural e urbano dos municípios.
Iniciado em 1994 o Projeto CAT tem mostrado que é possível desenvolver uma metodologia que valorize os sujeitos com seus diferentes saberes e culturas. Onde o projeto atua, educadores/as e crianças passam a conhecer sua realidade, analisam os dados obtidos e em seguida, após a construção do conhecimento voltado para a realidade local, apresentam à comunidade os resultados para juntos, escola e comunidade, encontrarem as formas de transformar essa realidade
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