Andrea Trindade
Milhares de fiéis participaram da 5ª Caminhada do Perdão na manhã deste domingo (12), em Feira de Santana. O percurso começou bem cedo na Igreja Santo Antônio (Igreja dos Capuchinhos), na Avenida Presidente Dutra, e seguiu até a Paróquia da Catedral Metropolitana de Sant 'Ana, situada na Praça da Matriz, onde foi celebrada uma missa campal presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Castro.
A Caminhada do Perdão já faz parte do calendário de eventos religiosos de Feira de Santana e acontece anualmente em um momento voltado à penitência e à meditação, para os católicos, que é o período da Quaresma.
Para Dom Zanoni, o perdão quebra a desarmonia e a caminhada do perdão é um momento de celebrar a importância da conciliação, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo de amor ao próximo.
“A missão de Jesus de reconciliar todas as coisas é relembrada na Caminhada do Perdão. O perdão quebra a desarmonia neste mundo marcado pela violência, pela mentira e pela corrupção e que precisa ser reconciliado, precisa ser transformado. Iniciamos a caminhada com a palavra converteis e credes no evangelho. Somos pecadores, somos frágeis, e precisamos compreender os ensinamentos de Jesus. Não tem outro caminho. Quando não perdoamos não há paz, nem misericórdia”, disse.
O Frei Mário Sérgio ressaltou que a cada ano milhares de pessoas participam da Caminhada do Perdão e que é possível perdoar.
“Sobretudo esta caminhada celebra a misericórdia. Queremos celebrar o perdão de Deus. Todo mundo é pecador e esta caminhada celebra as caminhadas que o povo de Deus fez pedindo perdão e recebeu reconciliação e amor. Cada ano que passa uma multidão se reúne porque sabe a importância que tem esse momento para a Quaresma. É possível perdoar, Jesus deu esse exemplo perdoando e todo mundo é capaz sim de perdoar, desde que tenha amor a si mesmo e ao próximo”, enfatizou.
Morador da cidade de Santo Estevão, Isaías de Jesus Silva, participou da caminhada pela primeira vez e disse que estará presente nas próximas. “Eu já perdoei e já fui perdoado e hoje me sinto aliviado. Para mim tem sido uma benção este momento, é a primeira vez que participo da caminhada e pretendo participar todos os anos”, declarou.
Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade
Fiéis de 39 paróquias que compõem a Arquidiocese de Feira de Santana e de demais regiões estiveram presentes no evento religioso. Durante o encerramento houve o lançamento do arcebispo emérito de Feira de Santana Dom Itamar Vian e do Padre Hipólito Gramosa, intitulado “Maria – Quem é essa mulher?”. A obra já pode ser encontrada nas livrarias da cidade, pelo valor de R$ 10. Toda a renda obtida com a venda do material será destinada ao Dispensário Santana.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
Fotos: Aldo Matos/AcordaCidade