Polícia

Bases Comunitárias de Segurança do CPRL, em Feira de Santana promovem atividades do Dia da Mulher

A programação encerra no dia 14, durante a Feira de Saúde, que acontecerá em frente à BCS, das 08 às 12h, onde, com o apoio da 2ª Dires.

Acorda Cidade

A Base Comunitária do bairro Rua Nova, da área da 64ª Companhia Independente em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realiza de 07 a 09 de março, a Semana do Empoderamento da Mulher, um cronograma de atividades voltadas às mulheres, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08).

Objetivando oferecer conhecimento ao público feminino, serão ministradas palestras sobre planejamento familiar, saúde da mulher, educação financeira e violência contra a mulher, na Escola Estadual Ernestina Carneiro, no próprio bairro, com o apoio dos policiais da Operação Ronda Maria da Penha e da equipe de Área Técnica da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o Soldado PM Paulo de Tarso (Coordenador de Projetos da BCS Rua Nova), “nossas perspectivas são as melhores possíveis de tentar estabelecer ainda mais esse vínculo de ajuntamento entre Polícia Militar e sociedade. Dentro dessa perspectiva de segurança cidadã, onde a polícia está ali para promover a cidadania e segurança”.

Nos dias 06, 08 e 14 de março, a Base Comunitária de Segurança do bairro George Américo, da 65ª Companhia Independente, em parceria com o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), Programas de Saúde Familiar (PSF) 1, 2 3 e 4 e Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), através do projeto (Movimenta GA), que atende cerca de 40 mulheres duas vezes na semana com atividades laborais e acompanhamento psicológico na BCS, realizará em sua própria unidade, um ciclo de ações de valorização à mulher, também em comemoração ao seu dia, 08 de março, que será marcado com a entrega de flores às mulheres da comunidade.

Serão ministradas palestras sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha com a Drª Karine Costa (Delegada de Polícia Civil), que dá dicas de segurança e de como denunciar casos de violência e agressão; além Maria Luiza Silva Coelho, Coordenadora do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), que aborda sobre a existência e funcionamento da Rede Municipal de Proteção e Atenção à Mulher, disponível no município, para casos de violência contra a mulher, que visa orientar técnicos de policlínicas, enfermeiros, agentes auxiliares administrativos e assistentes sociais à realização de encaminhamentos para a rede.

“Além disso, teremos como foco a atenção especial para as fichas de notificação compulsória com objetivo de evitar a subnotificação e passarmos a contar com registro o mais próximo da realidade dos casos de violência doméstica”, frisou Maria Luiza, em nota, através da Assessoria de Comunicação.

“Em razão do expressivo percentual de 47% de atendimento às ocorrências de violência contra a mulher em 2016, foi intensificado o projeto “BCS George Américo Contra a Violência Doméstica”, idealizado pela Tenente PM Juliana, que consiste em visitas solidárias, de atendimento e acompanhamento da guarnição policial às vítimas pós trauma”, afirma o Capitão PM Ermilo, Comandante da BCS.

A programação encerra no dia 14, durante a Feira de Saúde, que acontecerá em frente à BCS, das 08 às 12h, onde, com o apoio da 2ª Dires. Serão disponibilizadas vacinações, além de serviços de prevenção ao câncer de mama, do útero e ovário, diabetes, hipertensão, dentre outras patologias, e por fim, a Manhã de Beleza da Mulher, proporcionando atividades de estética e ao bem estar da mulher, como maquiagem, cabeleleiro, manicure e massagem.