Acorda Cidade
Para dar cumprimento a mandados de prisão em aberto durante o período do Carnaval, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Polinter, através de Equipes de Pesquisa Avançada (EPA), estão trabalhando de forma integrada nos postos da Polícia Civil, localizados em Ondina e na Piedade.
Por meio da Central de Mandados de Prisão do DHPP e do banco de mandados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), as equipes pesquisam o histórico criminal e a vida pregressa de pessoas conduzidas aos postos. Numa dessas consultas, o traficante Jackson Silva dos Santos, o "Jaco", de 22 anos, que tinha mandado em aberto por tráfico de drogas e associação ao tráfico, foi preso.
Jackson era alvo da operação Orion, ocorrida em 2012, para desarticular duas quadrilhas envolvidas no tráfico de drogas e homicídios nos Bairro da Paz e Alto do Coqueirinho. Ele já está no sistema prisional.
De acordo com o delegado José Bezerra, diretor do DHPP, além de consultar mandados em aberto, o departamento e a Polinter fazem a verificação processual da pessoa consultada. "Verificamos se o conduzido já foi preso ou se está em livramento condicional ou em benefício de liberdade provisória com restrição", explica o delegado. O DHPP solicitará a revogação do benefício de quem for flagrado nessa situação.