Acorda Cidade
Os Centros Territoriais (Cetep) e Estaduais de Educação Profissional (Cetep) estão realizando, desta quarta (1º) até sexta-feira (3), as matrículas para os estudantes contemplados no Sorteio Eletrônico da Secretaria da Educação do Estado. São ofertadas 11.748 vagas de 33 cursos técnicos de nível médio, em 57 municípios espalhados pelos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Os estudantes classificados e que não se matricularem neste período perderão as vagas para quem estiver na lista de espera. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia (6).
Em Salvador, só no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Cetep Bahia), no bairro de Água de Meninos, em Salvador, são oferecidas 504 vagas, distribuídas em cinco cursos técnicos: Alimentos, Nutrição e Dietética, Guia de Turismo Cozinha e Panificação. A gestora da unidade, Salomé Brito, disse que a procura surpreendeu. “A procura para os nossos cursos de Educação Profissional superou as nossas expectativas. E isto nos deixa muito felizes, porque além de elevarem a escolaridade e ganharem uma formação técnica, os estudantes ingressam no mundo do trabalho, com o foco no empreendedorismo, que é a nossa proposta de trabalho”, ressalta.
Documentos – No ato da matrícula, os estudantes devem apresentar cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, Carteira de Identidade e comprovante de residência. Das vagas ofertadas, 9.288 são para o interior do Estado e 2.460 mil para Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Todos os candidatos inscritos no Sorteio Eletrônico foram classificados. Mas só foram convocados para a matrícula os contemplados de acordo com a classificação e o número de vagas ofertadas em cada Centro de Educação Profissional.
Além das vagas para a forma de articulação Subsequente, para quem já terminou o Ensino Médio e foi contemplado no Sorteio Eletrônico, para os cursos que têm duração de dois anos, a rede estadual tem outras ofertas da Educação Profissional e deve chegar a 80 mil novas vagas, em 2017, segundo destacou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro.
“Temos a expectativa de receber entre 75 a 80 mil estudantes na Educação Profissional. O nosso esforço na área é para aumentar a capacidade das escolas, ou seja, ofertar as reais condições para o encontro vocacional e trabalhar na redução do tempo da Educação Profissional. Achamos o período de quatro anos de curso um tempo longo, principalmente para a nossa juventude que precisa dar outros passos, de caminhar em outras direções”, afirmou.