Feira de Santana

Secretário de transportes explica sobre situação do transporte coletivo

Ele salientou que a frota reserva está operando e a secretaria está acompanhada toda a situação junto a empresa Rosa.

Secretário de transportes explica sobre situação do transporte coletivo Secretário de transportes explica sobre situação do transporte coletivo Secretário de transportes explica sobre situação do transporte coletivo Secretário de transportes explica sobre situação do transporte coletivo

Rachel Pinto

O secretário municipal de transportes e trânsito Pedro Boaventura, em entrevista ao Acorda Cidade, comentou sobre a situação atual do transporte público em Feira de Santana após a retirada dos ônibus da empresa Rosa, da garagem no último sábado (28), tirou dúvidas da população e comprovou através de documentos que os veículos comprados em licitação em 2015 são veículos novos.

Ele salientou que a frota reserva está operando e a secretaria está acompanhando toda a situação junto a empresa Rosa. Pedro Boaventura novamente tranquilizou a população e disse que os veículos que estão circulando nesse período estão atendendo a demanda de cidade.

 

Acorda Cidade: Qual a situação atual do transporte coletivo em Feira de Santana após a retirada de 51 veículos da empresa Rosa?

Secretário: A prefeitura vem acompanhando atentamente todas essas questões que envolvem esse problema administrativo que a Rosa esta enfrentando. Por isso, desde as primeiras horas de sábado, quando tomamos conhecimento dessa situação, toda a equipe da secretaria por recomendação maior foi para o terreno e fazer com que a cidade tivesse o transporte para assegurar o direto de ir e vir das pessoas. E assim nós fizemos no sábado , fizemos no domingo e na segunda-feira desde a madrugada estávamos na garagem equacionando essa situação. Hoje nós estamos com uma situação diante das linhas que nós temos que cobrir muito mais estabilizada. Nós estamos inclusive utilizando a chamada frota reserva e estamos sem nenhum problema maior até aqui.

 

Acorda Cidade: Quando o senhor fala em frota reserva, ela não chega nem a 25 ônibus. Como está sendo feita a cobertura dos transportes com esse número de veículos?

Secretário: Primeiro a gente tem que fazer uma análise do cenário. Nós sabemos que neste momento a cidade está com a demanda reduzida. Nós temos os estudantes ainda estão em recesso, uma parte da população que está de férias ou em veraneio e consequentemente nós não colocamos o total da frota operacional. Nós estamos operando neste momento com uma frota operacional básica de 186 ônibus. Desses 186 ônibus nós distribuímos cobrindo as 103 linhas. É possível que nesta ou naquela linha em determinado horário haja a necessidade de um reforço e nós então fazemos.

 

Acorda Cidade: Em relação a empresa São João, ela vai reforçar a frota para atender a demanda dos transportes?

Secretário: Quando a empresa Rosa está com problemas administrativos sem 51 ônibus, lógico que a conta com 137 não fecha. Como a São João está com plena capacidade e tem os ônibus reservas, os ônibus da São João estão suplementando as linhas da Rosa com os seus próprios motoristas como assim foi pactuado com o sindicato da categoria. São 14 ônibus da São João estão rodando para a Rosa. E o objetivo é que o transporte para a população não sofra solução de continuidade.Tivemos um impasse ontem com o sindicato, mas sendo a Via Feira que congrega as duas empresas é possível que a São João opere nessa situação.

 

Acorda Cidade: Os ônibus da São João que foram para um Recall em São Paulo já retornaram?

Secretário: Não retornaram. São oito ônibus e o edital diz que poderá haver o reajuste operacional da frota.

 

Acorda Cidade: A prefeitura vai abrir contrato para nova licitação de transportes?

Secretário: Nós não podemos sofrer por antecipação. O caso está sendo equacionado. Eu tenho a certeza que a empresa nesses próximos dias deve resolver a situação. Cheguei a dizer que terça-feira estaria resolvido em face das informações que eu recebi que estaria no campo jurídico resolvendo. Eu naquele momento estimei que possivelmente segunda ou terça-feira poderia estar resolvido como não resolveu. Hoje de novo montamos um esquema devidamente preparado para atender a população e a vida prossegue. Tenho a esperança que essa questão se resolva a curtíssimo prazo. Ontem foi suscitada uma dúvida quanto aos ônibus que estão operando serem ou não 0km . Eu não quero que a população de Feira de Santana tenha dívida do seu secretário e nem da prefeitura. Os documentos estão aqui e gostaria que todos dessem uma olhada. A prefeitura não brinca com essa situação. Os ônibus são de 2015 emplacados em janeiro de 2016.

 

Acorda Cidade: As aulas estão iniciando na próxima semana, se esse problema não for resolvido até lá que medidas o senhor irá tomar?
 

Secretário: Nós estamos planejando. A empresa já foi notificada que devera adorar as providências necessárias e, portanto as coisas vão acontecendo. Tudo isso estamos estudando e o que nós queremos é que Feira de Santana.

 

Acorda Cidade: O deputado estadual Angelo Almeida está entrando com uma ação no Ministério Público contra a passagem de dois valores distintos, o que o senhor opina sobre isso?
 

Secretário: Cada um acha aquilo que foi conveniente. Por isso que o regime é democrático. Se nós formos acionados, levaremos o edital que foi aprovado e vistoriado por várias organizações de respeito com audiências públicas, consequentemente foi assinado e nele está inserido a fórmula paramétrica Não inventamos reajuste. A questão de duas passagens está no edital.
 

Foto: Daniela Cardoso/Acorda Cidade | Secretário comprovou com documetos que os ônibus que operam o transporte na cidade foram comprados em 2015