Andrea Trindade
Até o momento nenhum dos 51 ônibus da empresa de transporte público Rosa foi localizado, tanto na garagem, como circulando pela cidade, tampouco apreendido em cumprimento à autorização judicial dada ao Banco Mercedes-Benz. A afirmação foi feita pelo banco ao Acorda Cidade na tarde desta terça-feira (31).
Segundo o banco, a autorização da Justiça para a apreensão é decorrente de um processo oriundo de dívidas não pagas pela empresa que presta serviço de transporte coletivo urbano em Feira de Santana. Desde o último sábado (28), os ônibus sumiram e os usuários do transporte têm reclamado do aumento do tempo de espera dos veículos.
Algumas pessoas que estavam no Terminal Central relataram sobre a demora dos ônibus e também a superlotação. Segundo elas, os ônibus da frota reserva demoraram cerca 50 minutos para passar em diversas plataformas do terminal.
Na segunda-feira (30), mais de 100 funcionários ficaram sem trabalhar. O diretor do sindicato dos Rodoviários, Mariano de Souza, disse em entrevista ao Acorda Cidade que a entidade não tem nada a ver com o recolhimento dos veículos e que não impediu a saída dos ônibus reserva. O sindicalista pontuou ainda que o sindicato não tem conhecimento sobre o destino dos ônibus.
A Via Feira se posicionou sobre a situação do recolhimento dos ônibus e emitiu uma nota à imprensa. Veja abaixo:
Feira de Santana, 28 de janeiro de 2017.
A Via Feira vem informar a todos em esclarecimento relativo a operação da Empresa Rosa, de que a operação logo nas primeiras horas do dia de hoje [28 de janeiro] foi totalmente regularizada. A frota reserva do sistema foi disponibilizada o que permitiu o pronto restabelecimento da operação sem qualquer transtorno ao usuários.
O ocorrido na Empresa Rosa foi de ordem administrativa e está sendo contornado pela sua equipe jurídica, sem quaisquer outras fatos que possam comprometer o serviço de transporte de município. O sistema possui reserva de 10% ônibus adicionais a frota operacional o quer permite suprir plenamente esta demanda.
A Via Feira reafirma o seu compromisso com a cidade de Feira de Santana, colocando sempre à disposição da sua população, todos os esforços para equalizar e sanar qualquer problema que venha a interferir na prestação de um transporte público de qualidade.