Laiane Cruz e Rachel Pinto
Motoristas que trafegam pela Avenida Rio de Janeiro, no bairro Pedra do Descanso, e na Artêmia Pires, situada no bairro SIM, reclamam constantemente de irregularidades nessas vias.
Na Avenida Rio de Janeiro, o pavimento cedeu logo após a obra ter sido finalizada, prejudicando quem passa pelo local e gerando muita insatisfação aos condutores. Em resposta às reclamações, o secretário municipal de obras, José Pinheiro, informou que no local foi feita a duplicação das vias, em parceria com a empresa Alphaville, que segundo ele, ficou responsável por fazer a base, para a prefeitura realizar o capeamento e aplicar o asfalto.
“A Alphaville nos entregou a obra e recebemos com a ressalva de que o que viesse a acontecer na base seria de responsabilidade da Alphaville, que fez um contrato com uma empresa para execução do serviço. Estamos tentando ver esse contrato para resolver essa situação”, esclareceu.
Ele afirmou que a obra ainda não foi finalizada. “Não houve inauguração de nada. O que foi feito foi a primeira etapa, e há uma preocupação do prefeito em deixar o mais rápido possível pronto, porque é a entrada da cidade e tem que urbanizar. Estamos em contato com a Viabahia e a Alphaville, pois a base cedeu em um determinado ponto e estamos conversando para eles refazerem a base e também já colocar o asfalto”.
O secretário informou que moradores e comerciantes do local querem a colocação de um retorno. Ele afirma que a proposta está sendo discutida com a comunidade.
“Ali há um questionamento que todos querem um retorno, mas não pode. Está se discutindo com a comunidade e esse projeto ainda está em andamento com as pessoas do local, comerciantes, moradores, para discutir como vai ficar aquele retorno. Na realidade, só deveria haver dois retornos: um no viaduto e outro perto do DNER. A pista é muito estreita e esses retornos vão dar problemas”, salientou José Pinheiro.
Artêmia Pires
Outra via alvo de reclamações dos motoristas é a Avenida Artêmia Pires. Os motoristas reclamam que a via, situada em um bairro onde foram construídos muitos condomínios e que se tornou um dos grandes vetores da cidade, deveria ser melhor pavimentada.
Os condutores reclamam de ondulações na pista e muitos buracos, alguns deles resultados de obras inacabadas da Embasa.
“A Artêmia Pires está tendo muita interferência, tanto da Embasa como de outras empresas. É um caso à parte, pois ela está em pleno desenvolvimento com muitas construções, e nós estamos atentos. Quando a buraqueira aumenta muito nós vamos lá fazer um paliativo”, justificou o secretário de obras.
Avenida Recanto dos Pássaros
O secretário José Pinheiro falou também sobre uma área na Avenida Recanto dos Pássaros, no bairro Irmã Dulce, que foi urbanizada pela prefeitura. Segundo ele, houve a requalificação do local, onde se jogava muito lixo, provocando o entupimento do canal. Foi feita a calçada lateral e algumas melhorias.
“A velocidade das águas ali é muito lenta, então se fez o canal, que regula o fluxo dessas águas. No período da chuva enche e chega próximo à CERB. Gradativamente ele vai evacuando. Foi calçada a lateral esquerda que sobe para sair no contorno e foram feitas algumas melhorias. Está se construindo uma creche logo na margem direita daquele local e uma igreja. E aquela área vai ficar muito urbanizada”, explicou.
Ele informou que no local não foi feita uma praça, como muitos moradores pensavam e reclamaram que foi entregue inacabada. “Não conheço praça que foi feita e entregue sem terminar. O que foi feito beirando o canal não foi praça. Houve o tratamento urbanístico, onde foram colocados pneus e bancos. Não é uma praça. Apenas se urbanizou a área para evitar se transformar como era anteriormente, um lixão”, completou.
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.