Polícia

Policiais mortos por bandidos em Bom Jesus da Lapa são sepultados

Até o momento, nenhum dos criminosos foi preso, e as buscas continuam com o apoio de equipes especializadas.

Laiane Cruz

Foram enterrados na manhã desta segunda-feira (24), os corpos dos soldados Gilberto Lemos Silva Júnior e Everton Oliveira de Santana, que foram sequestrados e mortos por bandidos durante uma tentativa de assalto a bancos na cidade de Bom Jesus da Lapa, na noite de domingo (22).

(Foto: reprodução/ arquivo pessoal)

O corpo de Gilberto foi enterrado no cemitério Parque Verde, em Bom Jesus da Lapa. Já o soldado Everton Oliveira foi sepultado em um povoado próximo à cidade. Viaturas da PM fizeram um minuto de sirene como forma de homenagear as vítimas do atentado. 

Até o momento, nenhum dos criminosos foi preso, e as buscas continuam com o apoio de equipes especializadas. De acordo com o coronel Salomão, da cidade de Bom Jesus da Lapa, a suspeita é que os bandidos sejam da região e foram reconhecidos pelos policiais executados.

As mortes aconteceram após um grupo de 20 homens armados com fuzis invadirem a cidade de Bom Jesus da Lapa, por volta das 23h. Parte da quadrilha tentou explodir as agências do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, mas foi impedida por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que estavam na cidade desde o dia anterior, por conta da desativação de explosivos em um veículo. Outra parte do grupo trocou tiros com três policiais da 38º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Bom Jesus da Lapa, e na fuga as vítimas foram levadas.

Durante confronto, o soldado José Cardoso Pereira, de 40 anos, foi atingido por balas no abdômen e na perna. Ele foi transferido de Bom Jesus da Lapa para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, por uma equipe do Graer, e seu estado de saúde é estável. Um dos criminosos também foi atingido e morreu no local.

A quadrilha fugiu, abandonando um carro carregado com explosivos, armas e munições, e queimando outros veículos pelo caminho para atrasar a perseguição policial.

Leia também: PM baleado em confronto com assaltantes de bancos é transferido em avião do Graer; coronel dá detalhes sobre confronto

Na manhã de ontem (23), a Polícia Militar emitiu uma nota de pesar lamentando a morte dos policiais. Leia na íntegra:

"NOTA DE PESAR

É com doloroso pesar que a Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente a perda dos policiais militares Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior que morreram nesta madrugada (23), no município de Bom Jesus da Lapa, durante o desempenho da nobre missão de proteger a sociedade baiana.

Os policiais impediram bravamente um roubo a banco no centro da cidade e trocaram tiros com um grupo de criminosos. Um terceiro policial militar que integrava a guarnição ficou ferido e o quadro de saúde dele é estável. Os soldados Everton e Gilberto foram levados como reféns e assassinados covardemente pelo grupo criminoso.

O soldado Gilberto Lemos Silva Júnior, 28 anos, integrava há um ano e sete meses as fileiras da corporação e o soldado Everton Oliveira de Santana, 26 anos, há um ano e oito meses.

A Polícia Militar está enlutada e compartilha com as famílias e amigos a dor da perda de dois irmãos de farda, ao tempo que informa a adoção de todas as medidas operacionais para identificar e prender os autores deste crime".