Laiane Cruz
Atualizada às 20:37
O ex-superintendente municipal de trânsito, Francisco Júnior, falou ao Acorda Cidade na manhã desta quinta-feira (5) sobre sua exoneração do cargo no dia 31 de dezembro. Em seu lugar assume Maurício Carvalho, ex-secretário de Meio Ambiente do município, e que terá pela frente grandes desafios na Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), alvo de diversas reclamações e cobranças por parte da comunidade feirense.
Para Francisco Júnior, a avaliação dos seus quatro anos à frente do cargo é positiva para sua carreira profissional e também, segundo ele, para algumas mudanças em sua mentalidade sobre a cidade.
Ele revelou que seu tempo de atuação tinha prazo para terminar. “O meu trabalho na SMT tinha prazo de validade, porque sendo militar a licença a que eu tinha direito já estava acabando e eu não tinha nenhum tipo de interesse de retornar no último momento. Era interessante eu ter um tempo a mais para me recolocar. Vou retornar à Polícia Militar da Bahia, mas a unidade em si é o comando geral que vai decidir”, informou.
Sobre o trabalho que realizou na SMT, durante esse período, ele sente que não deixou nada sem conclusão. De acordo com Francisco Júnior, ele tem mais de dez anos de experiência na área e pôde colocar todo o seu conhecimento à prova.
“O órgão de trânsito é muito dinâmico, então a cada rua que a gente modifica o sentido da direção, a cada sinalização que a gente altera, cada empreendimento novo na cidade que se transforma em um polo gerador de trânsito, isso nos traz desafios. Então não sinto que deixei algo no meio do caminho”, disse.
Transição
Recém-nomeado superintendente de trânsito, Maurício Carvalho disse que a transição tem sido tranquila. Ele diz que está buscando conhecer o órgão, quem tem uma enorme abrangência e um efetivo pessoal muito grande.
“Estou sendo muito bem recebido por todos os agentes, o pessoal de apoio e os servidores da superintendência, e evidentemente vou procurar usar esses vinte e cinco anos meus na vida pública, para dar o meu melhor, para que possamos avançar em relação ao trânsito, que eu tenho consciência enquanto cidadão que precisa melhorar”, destacou.
Ele adiantou que já partir da próxima semana haverá algumas novidades no trânsito da cidade, mas não revelou quais seriam essas mudanças. “Algumas ideias já vão começando a surgir. E quero dizer a toda a população de Tiquaruçu e região que estamos com toda a programação já montada para a Festa de Reis, que vai acontecer neste final de semana e a SMT vai estar lá dando apoio”, informou.
Maurício Carvalho acredita que foi escolhido para ocupar a função pela longa caminhada que tem com o prefeito José Ronaldo de Carvalho, desde a sua primeira gestão.
“No seu primeiro governo, quando fui líder na câmara de vereadores, procurei dar o melhor. No segundo governo dele, passei a ser Secretário de Cultura, Esporte e Lazer e o primeiro presidente da Fundação Egberto Costa, neste terceiro governo fui secretário do Meio Ambiente, e acredito que por tudo isso, pela experiência e sempre procurar dar o melhor de mim em favor da minha cidade, o prefeito tenha me feito esse convite, e estou muito honrado em participar do quarto governo do prefeito na condição de superintendente municipal de trânsito”, comemorou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.