Rachel Pinto
Os cuidados na hora de viajar de carro devem ser redobrados em época de feriados prolongados, festas de fim de ano, ou em período de férias. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlos Santos, salientou sobre algumas medidas que devem ser tomadas, como a importância de programar com antecedência as viagens e de dirigir com cautela.
Segundo Carlos Santos, está sendo registrado um grande volume de carros nas estradas e a recomendação é que os motoristas antes de pegarem as estradas façam revisões nos veículos e verifiquem todos os equipamentos de segurança.
O inspetor informou que a lei dos faróis será cobrada e que não é permitido dirigir de sandálias. Ele observou que alguns modelos de sandália de dedo podem fazer com que o pé do motorista escorregue e causar um acidente.
“Recomendamos que os motoristas façam uma boa revisão dos veículos. A pressa e falta de atenção são muito prejudiciais e é importante que os motoristas viajem com uma hora de antecedência para evitar problemas. A lei dos faróis será cobrada nas estradas baianas e, lei não se discute, se cumpre. Logicamente que temos o bom senso diante de situações que, às vezes, as pessoas vêm com o farolete ligado entendendo que é o suficiente e não é. Fora dos faróis propriamente ditos, o que realmente importa é o neon. O motorista pode dirigir descalço, ele não pode é dirigir calçado de sandália tipo havaianas porque escorrega bastante e pode ser prejudicial”, disse.
A avaliação do número de acidentes, multas e outras notificações, de acordo com o inspetor Carlos Santos só poderá ser feita após o final da operação de fim de ano da PRF.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.