Laiane Cruz

A dona de casa Ana Paula Carneiro da Silva fez um apelo na manhã desta terça-feira (27), no programa Acorda Cidade, da Rádio Sociedade, para que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) cumpra a decisão judicial que obriga o órgão a fornecer o medicamento Sunitinibe ao marido dela, Nerivan Fonseca de Oliveira, que está em tratamento contra o câncer há cerca de um ano.

Segundo Ana Paula, Nerivan Fonseca tem 28 anos e foi acometido por um câncer no pulmão mesmo não sendo fumante ou levando uma vida desregrada. Ela parou de trabalhar para cuidar do marido e não tem condições de pagar o medicamento, que custa em torno de R$ 25 mil, a caixa. “Meu esposo vem fazendo tratamento na Unacon e eu tive que entrar na Justiça para conseguir uma medicação pra ele, só que isso já vai fazer um ano”, contou a dona de casa.

Ela informou que primeiramente entrou com a ação judicial para que a União arcasse com o medicamento, mas o governo federal transferiu a responsabilidade para o governo do estado. “Eu estou com uma sentença assinada desde o dia 8 de dezembro, mas a União não comprou a medicação dele e disse que ia transferir essa responsabilidade para o estado. Fui na Dires, pois o juiz mandou ir buscar o remédio com essa procuração em mãos, mas lá não tinha nenhuma medicação em nome dele, porque a Sesab não comprou. Já chamei atenção, já fui na TV, e a Sesab ficou de dar uma resposta a gente, mas até hoje nada”, afirmou.

Ana Paula diz que com a demora em conseguir o medicamento a doença do esposo está se agravando. “Ele está tomando um paliativo em casa para ver se aguenta até a medicação chegar. Mas o paliativo já não está mais fazendo efeito, por causa da demora. Meu esposo não está aguentando mais ficar em casa. De vez em quando ele dá entrada no hospital Dom Pedro, que dá um paliativo e ele volta pra casa”, disse.