Educação

Ifba Feira oferecerá primeiro curso de nível superior em 2017; inscrições serão pelo Sisu

De acordo com o coordenador, o curso terá oito semestres e o processo de seleção será através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Laiane Cruz

Atualizada às 18:54

O Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus Feira de Santana, está implantando o curso superior de Bacharelado em Sistema da Informação. Atualmente a instituição oferece apenas cursos de nível técnico.

O coordenador do curso de Informática e Rede de Computadores, Murilo Santos, explicou em entrevista ao Acorda Cidade que o curso vai preparar o aluno egresso para desenvolver sistemas e lidar com infraestrutura de redes de informática e tecnologia da informação de empresas.

“O aluno egresso do curso vai estar apto a atuar na área de gestão de sistemas de tecnologia em informação, no projeto e desenvolvimento de sistemas e aplicativos, no desenvolvimento, manutenção e administração de redes de computadores, na gerência desses dispositivos, desenvolvimento de serviços e soluções de tecnologias da informação, adequados e necessários ao funcionamento de uma organização”, informou Murilo Santos.

Segundo ele, o curso de Sistemas da Informação foi implantado no Ifba com base em uma pesquisa local da demanda de profissionais e os tipos de empresas situadas na cidade. “Feira de Santana tem um polo industrial e logístico interessante, e percebemos que não tinha nenhum curso dessa envergadura gratuito sendo ofertado. Na cidade, esse curso só existe em instituições privadas”, afirmou.

Ele destaca que a área de desenvolvimento está em franca expansão em todo o país, principalmente a parte de aplicativos móveis. “Todo mundo hoje tem um aparelho celular, que é o maior responsável por consumir aplicativos. E o curso vai preparar os profissionais para também desenvolver aplicativos para celular, bem como outras plataformas fixas ou móveis”.

Processo seletivo

Ainda de acordo com o coordenador, o curso terá oito semestres e o processo de seleção será através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Os estudantes devem fazer o Enem, e a partir da nota obtida no exame, fazem a escolha pela instituição de nível superior que têm interesse. Serão abertas 80 vagas para 2017, 40 vagas em 2017.1 e mais 40 para 2017.2. O início do primeiro semestre deve ocorrer no dia 6 de fevereiro”, informou Murilo Santos.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.