Acorda Cidade
Na manhã desta quarta-feira (13), a diretora de Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas, teve conhecimento de que um paciente recebeu, num dos postos de Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Campo Limpo, o medicamento Ranimax, cujo recolhimento dos lotes 6151 e 6152
foi determinado desde o dia 28 de setembro deste ano. A causa, mudanças no cheiro do medicamento.
Segundo Gilberte Lucas, a secretaria está apurando como o medicamento chegou até o paciente. Conforme o coordenador do setor, Juracy Leite Neto, o laboratório que produz o medicamento já foi comunicado. “Entramos em contato com o fornecedor para que o mesmo realize a substituição do produto”, destacou..
A diretora lembra também que a distribuição dos medicamentos pelo Governo Municipal obedece a protocolos que se enquadram nas determinações do Ministério da Saúde. Quando chegam na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), a equipe do setor observa pontos importantes como a validade do produto e realizam o armazenamento adequado das medicações.
Além dos postos de USF, os medicamentos podem ser encontrados nos postos de Unidade Básicas de Saúde (UBS) e em Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Para adquirir as medicações, o usuário deve apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a receita médica obedecendo a padrões determinados também pelo SUS.
Entre as determinações está a prescrição do remédio com o nome do princípio ativo e não pelo nome comercial. As medicações distribuídas são determinadas pelo Ministério da Saúde através da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). (As informações são da Secom)