Rachel Pinto
A orquestra juvenil de Feira de Santana do Neojiba realizou uma apresentação emocionante no Hospital Estadual da Criança (HEC) na manhã desta sexta-feira (16). Funcionários, pacientes, acompanhantes, colaboradores, profissionais de saúde e da diretoria participaram do evento que aconteceu na área verde do hospital.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
O deputado estadual José Neto esteve presente na apresentação e para ele, a orquestra é resultado de um sonho do hospital e da Banda Sinfônica do Núcleo Antônio Gasparini. Ele disse que a experiência leva mais amor, esperança, música, paz e cultura e o objetivo do governo é expandir a ideia para todas as escolas estaduais.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Duas coisas que me realizam são o HEC e a Neojiba. Nós conseguimos sonhar juntos o primeiro exemplo do interior, o primeiro núcleo que já vai chegando a quase cinco mil crianças e jovens. Nós vamos fazer de Feira de Santana referência para que em todas as escolas estaduais exista um núcleo musical. Vamos fazer a escola com cultura para a comunidade”, afirmou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
A diretora do HEC, Milena Pessoa explicou que a apresentação da orquestra juvenil na unidade hospitalar faz parte de uma série de ações voltadas para a criança e o adolescente no intuito de socialização e oferecer um momento de leveza, afeto e aproximação com a música.
A médica salientou que a música proporciona integração e é de suma importância nos tratamentos.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"A música traz leveza para o internamento e eu espero que que a Neojiba continue vindo várias vezes. Nos hospitais voltados par ao cuidado infantil existe uma tendência, ações de voluntários com contação de histórias, música, teatro, cortejos e corais. Nós do HEC estamos seguindo essa tendência, justamente para poder mostrar para a criança que esse ambiente apesar de ser de tratamento de alguma patologia, de alguma doença pode ser mais leve", disse.
A Orquestra Juvenil de Feira de Santana do Neojiba apresentou músicas natalinas, que compõem o contexto infantojuvenil, além de músicas de Luiz Gonzaga e de outros compositores brasileiros.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.