Educação

Mais de 160 detentos participarão do Enem no Conjunto Penal de Feira de Santana

Cerca de 166 detentos da unidade prisional realizarão as provas que iniciam ao meio-dia desta terça-feira, às 13h, pelo horário de Brasília.

Rachel Pinto

O Conjunto Penal de Feira de Santana está entre as 54.358 unidades prisionais e socioeducativas que aplicarão provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade nesta terça (13) e quarta-feira (14).

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade 

Cerca de 166 detentos da unidade prisional realizarão as provas que iniciam ao meio-dia desta terça-feira, às 13h, pelo horário de Brasília. O capitão Allan Araújo, diretor do presídio, avaliou a iniciativa como positiva e como uma forma de reinserção dos presos à sociedade. Segundo ele, a aplicação do Enem acontece em parceria com o Colégio Estadual Paulo VI, onde os detentos são alunos.

Ele explicou que o Enem para pessoas privadas de liberdade acontece desde 2010 através do Governo Federal e configura-se como mais um mecanismo de inclusão social.

“O preso, independente do crime que ele tenha cometido, tem oportunidade de se reinserir na sociedade. Sendo do interesse dele, ele pode se inscrever no exame, fazer as provas e ter benefícios oriundos desse exame. Pode ter certificado de segundo grau a depender da nota que ele tirar ou concorrer a uma vaga no ensino superior nas universidades públicas em todo o território brasileiro. Isso, claro com todas as peculiaridades. Há regras diferenciadas. Mas, não deixa de ser uma ferramenta de inclusão social para aqueles presos que estão em um bom comportamento, que estão cumprindo a sua pena e que não tenham nenhuma ação ou atitude que macule a sua conduta carcerária”, disse.

O diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana disse que a realização das provas contará com um aparato de segurança especial. Dez salas serão disponibilizadas para o Enem dentro da unidade prisional e haverá o apoio da Polícia Militar, além de todo o suporte dos agentes penitenciários e todo o corpo administrativo e operacional.

O capitão Allan Araújo contou que está tudo pronto para a aplicação da prova e a expectativa é que todo o processo transcorra de forma tranquila e organizada.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo o Brasil, a maioria dos inscritos, 58%, é da Região Sudeste. O Sul tem 17% das inscrições, o Nordeste, 12%, o Centro-Oeste, 7%, e o Norte, 6%.

Ainda de acordo com o Inep, a maior parte deles, 78% (42.490), tentará a certificação do ensino médio por meio do exame. Para isso, os candidatos precisarão alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.