Acorda Cidade
O mercado imobiliário está comemorando desde que especialistas afirmaram que os preços caíram nos últimos tempos. Com isso aumentam as perspectivas de novas vendas de imóveis na planta. Os dados já tinham sido apontados no portal http://www.agenteimovel.com.br/imoveis/a-venda/, que indicou que os preços do metro quadrado nas principais cidades do país perderam a força nos últimos anos.
Em São Paulo, por exemplo, houve apenas uma pequena valorização desde o início do ano, e o preço médio de um imóvel à venda passa a ser de R$ 1.128.700. Em outras cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre, seguem estáveis.
Dentre os fatores que levaram a essa mudança está o fortalecimento da economia, que traz de volta a confiança do comprador e afasta o fantasma da inadimplência. Com o poder de compra valorizado, muitos estão voltando a pensar em comprar imóveis novos ou usados. Esse é um fator extremamente relevante, já que a maior parte desses consumidores deixaram de adquirir bens por medo de não conseguir quitar com as parcelas do financiamento. Muitos desses também estão indo em busca de maneiras de quitar débitos, apelando para a negociação.
As vendas estão diretamente ligadas às condições econômicas do país, e outro fator que vem favorecendo o momento é inflação. Os números apontam uma queda de 10,7% em 2015 para 7,2% este ano. A previsão para 2017 é que esse número baixe ainda mais, chegando a 5,07%. Os dados são do relatório trimestral divulgado pelo Banco Central, que informa ainda que haverá um crescimento em torno de 1,3% no PIB.
No entanto, as taxas de juros permanecem altas, com uma estimativa em torno de 11% , mas a previsão é que esse cenário mude e a redução aquecerá ainda mais o mercado.