Andrea Trindade e Ney Silva
A Operação Comércio em Paz, que consiste em reforçar o policiamento no centro comercial de Feira de Santana, será intensificada neste final de ano. Com um efetivo de policiais 30% maior que no ano passado, a operação contará com mais três bases móveis.
Uma solenidade na tarde de sexta-feira (24) na sede da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), marcou o início das ações da companhia responsável pelo policiamento na área central da cidade e prestou homenagens a policiais que foram para a reserva recentemente. No evento também foram entregues certificados de Amigos da 64ª CIPM, para autoridades e profissionais de imprensa.
O reforço no centro da cidade não interfere no policiamentos dos bairros uma vez que cada localidade é coberta por uma das outras três companhias independentes da Polícia Militar (65ª, 66ª e 67ª).
O comandante da 64ª CIPM, Major Lúcio, informou que há um aumento de pessoas no centro da cidade no final do ano e consequentemente cresce o número de ocorrências. Por conta disso se faz necessário aumentar o efetivo e intensificar as ações no centro da cidade.
“A ideia é reforçar o efetivo e incrementar outras ações. Neste ano, por exemplo, teremos três bases, que permanecerão no centro de Feira de Santana e são móveis. Pela manhã permanecerão em um loca, e em outro no período da tarde de acordo com a demanda específica, fazendo a mudança. A partir daí vamos prosseguindo para oferecer mais tranquilidade para quem vier fazer suas compras ou passar as festas de fim de ano em Feira de Santana”, disse o major.
O comandante informou que além dos policiais da companhia, a operação contará com o apoio das polícias especializadas Asa Branda, Rondesp e Cavalaria. Os policiais estarão a pé e em veículos de duas e quatro rodas.
Durante a solenidade a companhia recebeu quatro motocicletas e um veículo doados pela Associação Feirense de Fretamento e Turismo (Assofrete). O presidente da entidade, Sebastião Junior, falou que é importante dar apoio a polícia.
“Para nós da iniciativa privada, neste contexto social e como associação, é importante estarmos aqui para dar apoio e o Major Lúcio, comandante da companhia, vem trabalhando paralelo com nossos resultados e não poderíamos nos abster quanto a isto. Foi feito um acordo e nós entramos com quatro motocicleta e um motohome que é uma unidade base móvel para Feira”, disse.
O coronel Adelmário Xavier, comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), também participou da solenidade.