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Mais 2.500 alunos da Rede Municipal de Ensino vão ser incluídos em 2017 nas atividades dos programas Se Liga e Acelera Brasil, desenvolvidas pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O principal objetivo é garantir a alfabetização na idade certa e corrigir a distorção idade-ano nas escolas municipais.
Na manhã desta quarta-feira, 23, gestores das escolas que apresentam um índice considerável de defasagem idade-ano participaram de um encontro com o Comitê Gestor da Seduc e representantes do Instituto Ayrton Senna. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Em 2016, as atividades do programas atingiram cerca de 1.500 alunos de 32 escolas municipais, com resultados positivos. A partir do próximo ano, além destas, mais 65 unidades de ensino serão beneficiadas pela inciativa. Durante o encontro, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, apresentou os resultados obtidos no primeiro ano de cooperação técnica com o instituto e as propostas para a inclusão de mais alunos e escolas.
O programa “Acelera Brasil” tem como meta diminuir o espaçamento entre a série em que o aluno está matriculado e a sua idade; já o “Se Liga” envolve o trabalho com as crianças que ainda não foram alfabetizadas. As escolas escolhidas possuem entre 20 e 147 estudantes que apresentam a distorção idade-ano.
“Precisamos correr atrás de melhores resultados dos índices de alfabetização na Rede Municipal de Ensino. Os programas Se Liga e Acelera Brasil atuam exatamente neste foco e através destas iniciativas já conseguimos resultados bastante satisfatórios nas nossas escolas. Eles colaboram para que consigamos diminuir a distorção idade-ano nas nossas escolas”, avalia a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.
De acordo com os dados apresentados, as escolas já incluídas nos programas obtiveram resultados consideráveis em quesitos como: leitura fluente, diminuição dos alunos analfabetos, localização de informações nos textos e interpretação, comunicação com clareza, comunicação de forma original e eficiente, entre outros aspectos.
“No começo, ficamos preocupados sobre a forma como estes programas seriam implantados nas escolas, mas percebemos o quanto foram positivos”, garante a diretora Suzana Alves de Almeida, da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, do distrito de Humildes. “Nossos alunos estão com um novo gás, pois descobriram o quanto podem aprender. Alguns, por exemplo, até pensavam em sair da escola e desistiram depois do Acelera”, conta.
A diretora Maria da Conceição Santos, da Escola Municipal Firmino José de Brito, do distrito de Jaguara, que será contemplada em 2017, considera esta uma ação positiva. “A Rede precisa de iniciativas como esta. Será bom para a nossa escola, é importante que principalmente os distritos sejam beneficiados, pois existe uma grande defasagem entre os alunos que estão nestas localidades”, destaca.
“Nossa propósito é formar cidadãos”, afirma a gerente do Instituto Ayrton Senna, Nelma Lopes. “Para isso, precisamos dar a todas as crianças plenas condições de se tornarem leitores, de aprenderem. É necessário investir na autoestima e fazer com que eles se sintam incluídos, para assim terem mais vontade de aprender”, ressalta.