Laiane Cruz e Ed Santos
O prefeito José Ronaldo participou da abertura da Semana Global de Empreendedorismo nesta segunda-feira (21). No final do evento, ele falou ao Acorda Cidade sobre o projeto Feira Empreende e suas observações acerca da palestra ministrada pelo secretário de Cultura e Cidadania da cidade de Medellín, na Colômbia, Jorge Melguizo.
José Ronaldo elogiou as ações realizadas pelo Feira Empreende na cidade, como debates e palestras. Depois de ouvir sobre as estratégias adotadas pelo governo de Medellín para diminuir os índices de violência e tornar o lugar uma referência para outros países, o prefeito avaliou que Feira está no caminho certo, ao priorizar as áreas da saúde, educação, desenvolvimento social e cultura, cujo investimento foi de mais de R$ 650 milhões, cerca de 70% do orçamento do município.
“Eu acho que estamos no caminho certo e é muito bom quando a gente ouve pessoas entusiasmadas. A gente vive aprendendo. Quem estava lá ontem à noite saiu enriquecido”.
Segundo José Ronaldo, o município sofreu uma perda de mais de R$ 35 milhões na arrecadação deste ano em relação a 2015, e ele teve que efetuar cortes em algumas áreas para que as pastas da saúde, educação, cultura e desenvolvimento não fossem prejudicadas.
“Nós estamos arrecadando menos que no ano passado, por isso tivemos que tomar uma série de atitudes no sentido de cortar despesas, para poder suplantar a perda desses recursos e não diminuir o social. Fizemos grandes investimentos na saúde, educação e cultura e tivemos que cortar em outras áreas, para superar o corte da queda de verbas do IPI, IPVA e o Imposto de Renda, que era uma fonte de renda repassada pelo Fundo de Participação dos Municípios”, afirmou.