Cinema

Clássicos baianos são destaques das Sessões Especiais do XII Panorama Coisa de Cinema

O XII Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece de 9 a 16 de novembro, em Salvador e Cachoeira.

Clássicos baianos são destaques das Sessões Especiais do XII Panorama Coisa de Cinema Clássicos baianos são destaques das Sessões Especiais do XII Panorama Coisa de Cinema Clássicos baianos são destaques das Sessões Especiais do XII Panorama Coisa de Cinema Clássicos baianos são destaques das Sessões Especiais do XII Panorama Coisa de Cinema

Acorda Cidade

 Duas produções que marcaram a cultura baiana serão exibidas nas Sessões Especiais do XII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 9 a 16 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. Premiado nas principais categorias do Festival de Gramado de 1989, SuperOutro levou o trabalho do cineasta Edgar Navarro para Cuba, Turquia, EUA e outros países. Sete anos depois, foi a vez de José Araripe Jr. arrebatar os júris oficial e popular do Festival de Brasília com seu Mr. Abrakadabra.

Foto: Divulgação

Uma das obras do livro 100 Melhores Filmes Brasileiros, organizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), SuperOutro será exibido na sessão especial da entidade na terça-feira (15), às 18h05. O filme narra a história de um louco que vive nas ruas de Salvador e, para se libertar da miséria, se aventura pela cidade. Um dia, ele decide arriscar-se no próprio sonho: voar como um super-herói. Edgar Navarro e o ator Bertrand Duarte, protagonista da história, acompanharão a exibição e conversarão com o público após a exibição.

Responsável pela direção de arte de SuperOutro, José Araripe Jr. será homenageado na Sessão Especial ‘Comemorativa de 20 anos’, que exibe o curta Mr. Abrakadabra!, realizado em 1996. A ser exibida no dia 14 (segunda-feira), às 18h55, a produção narra a história de um velho artista, que, impossibilitado de fazer suas mágicas, organiza um plano de suicídio, mas é surpreendido por novos acontecimentos.Araripe participará de debate com o público ao final.

Foto: Divulgação

Protagonizado por Elke Maravilha (1945-2016), A Noiva da Cidade (1978), do cineasta e jornalista Alex Viany, é a atração da Sessão Cineclube Walter da Silveira, que acontece neste domingo (13), às 19h, na Sala Walter da Silveira, localizada nos Barris. O filme apresenta uma famosa atriz de cinema que retorna à sua cidade natal, na tentativa frustrada de se reconectar com seu antigo estilo de vida.

A programação de sessões especiais inclui ainda O Ornitólogo (2016), de João Pedro Rodrigues. Uma produção conjunta entre Portugal, França e Brasil, que foi premiada no último Festival de Locarno (Suíça) e será exibida gratuitamente na abertura do Panorama, na quarta-feira (09), às 20h.

O XII Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece de 9 a 16 de novembro, em Salvador e Cachoeira. A iniciativa é uma realização da produtora Coisa de Cinema, com patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira e do Jornal Correio. Confira a programação completa do festival: coisadecinema.com.br/xii-panorama/