Acorda Cidade
Com a segunda maior frota de motos do estado, que chega a mais de 100 mil veículos, Feira de Santana é palco neste fim de semana do 7° Mega Encontro Nacional de Motociclistas, que tem a participação do grupo de conscientização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). O evento, promovido pela Associação de Motociclistas do Município (AMO-Feira), completa hoje três dias de atividades, com shows, exposição de equipamentos e troca de experiências, que acontecem na Praça do Fórum até domingo (6). O local reúne aproximadamente 10 mil pessoas de vários estados e países da América do Sul.
O Detran distribuiu cartilhas educativas sobre segurança viária e alertou os condutores sobre as mudanças na legislação, que entraram em vigor neste mês. Pela novas regras, o motociclista que for flagrado sem capacete, que fizer malabarismo, se equilibrar em uma roda ou transportar crianças menores de sete anos, terá a habilitação suspensa por um período que varia entre dois e oito meses, além de sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 293,47.
O presidente da AMO-Feira, Luiz Santana, elogiou a presença do Detran no evento e disse que a moto não deve ser vista como um meio de transporte vulnerável. "O perigo não está no veículo de duas rodas e sim no motociclista. Por isso, a presença do Detran é tão importante para instruir o nosso público sobre como o comportamento imprudente reflete no alto número de acidentes nas vias, envolvendo motocicletas", pontuou.
A presidente do Clube Loiras Estradeiras, Isis Monroe, é a favor de leis mais severas. "Há seis anos, pego estrada de moto e nunca sofri um arranhão. Sou muito prudente, só ultrapasso com segurança e uso todos os itens de proteção. Se você anda corretamente, não tem por que ser contra as multas", contou.
" As nossas ações educativas são contínuas e têm foco especial nos motociclistas, já que eles representam o maior número de vítimas de acidentes. Essa parceria com a AMO tem dado bons resultados junto ao segmento, em busca da consciência por um trânsito mais seguro", ressaltou o diretor de Educação para o Trânsito do Detran, Eliezer Cruz.
