Laiane Cruz
A partir da próxima segunda-feira (17) o horário de funcionamento de alguns bancos em Feira de Santana será alterado: Bradesco, Santander e Itaú das 9h às 15h, já o Banco do Banco do Brasil, Nordeste e Caixa das continuam das 10h às 15h. A mudança é por conta do horário de verão, que entrará em vigor a partir deste domingo (16) em dez estados brasileiros e o Distrito Federal. A Bahia, no entanto, não adotou o horário diferenciado.
De acordo com o diretor da Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), Marcelo Alexandrino, o horário de trabalho diferenciado dos bancos durante o período em que a capital do país, Brasília, e o grande centro financeiro que é São Paulo, estiverem em horário de verão prejudicará o comércio local.
“Isso é ruim para o comércio como um todo deixar de fazer negócios nos horários corretos. O horário vai prejudicar muito o comércio, pois às 15h você vai ter as agências fechadas. Estamos lutando para que em Feira de Santana os bancos trabalhem no horário local, mesmo com o horário de verão, porque Salvador já trabalha assim”, afirmou o diretor da Acefs.
Marcelo Alexandrino informou que a associação entrou com uma ação da Justiça para tentar reverter a situação desde o ano passado, mas o processo corre lentamente. “O horário local dos bancos é um benefício para todo mundo, seja para os bancários, para o comércio e a indústria. A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) não é sensível a isso, mas nós vamos continuar lutando e já judicializamos essa questão, mas a justiça é lenta”, disse.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.