Eleições 2016

Faltosos deverão justificar ausência até dia 1º de dezembro nos cartórios eleitorais

Requerimento de justificativa deve ser entregue a um cartório eleitoral ou enviado pelo correio ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor está inscrito

Faltosos deverão justificar ausência até dia 1º de dezembro nos cartórios eleitorais Faltosos deverão justificar ausência até dia 1º de dezembro nos cartórios eleitorais Faltosos deverão justificar ausência até dia 1º de dezembro nos cartórios eleitorais Faltosos deverão justificar ausência até dia 1º de dezembro nos cartórios eleitorais

Acorda Cidade

Eleitores que não votaram no último dia 2 de outubro, têm até o dia 1º de dezembro de 2016 para apresentar o requerimento de justificativa nos cartórios eleitorais. Na capital, os cartórios funcionam na sede do TRE da Bahia (1ª Avenida do CAB, nº150). O requerimento deverá ser entregue presencialmente na Justiça Eleitoral ou enviado pelo correio ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor está inscrito.

Além de preencher o requerimento de justificativa, o eleitor deverá reunir documentação que comprove a impossibilidade do comparecimento. São aceitos, por exemplo, atestados médicos e comprovantes de passagens.

A justificativa só será aceita no protocolo dos cartórios eleitorais. No entanto, o formulário pode ser obtido gratuitamente nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral nos SAC’s, na sede do Tribunal ou pela internet, no site do TRE-BA.

Vai justificar o voto? Imprima aqui o formulário

Eleitor no exterior

Para o brasileiro que estava no exterior no dia do pleito e não se cadastrou para votar no país onde se encontra o prazo é diferenciado. O eleitor tem até 30 dias contados de seu retorno ao Brasil para justificar a ausência no cartório eleitoral.

Cancelamento

O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. No entanto, a regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental.