Feira de Santana

Fim de greve: bancos amanhecem com longas filas em Feira de Santana

Os bancos privados, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil reabrem nesta sexta-feira (7), em Feira de Santana, após 31 dias de greve.

Andrea Trindade

Muitos feirenses foram bem cedo para as agências bancárias da cidade e formaram longas filas para receberem atendimento. Os bancos privados, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil reabrem nesta sexta-feira (7), a partir das 10h, em Feira de Santana, após 31 dias de greve, conforme já noticiado pelo Acorda Cidade. Em algumas cidades da Bahia e Brasil, apenas os bancários da Caixa Econômica continuam em greve.

Antônio de Jesus esperava desde o dia 9 de setembro para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ele disse que chegou por volta de 6h e a fila já estava formada.

A aposentada Maria José Ferreira disse que a greve não a prejudicou, mas foi à agência bem cedo por saber que o movimento seria grande hoje.

A greve foi uma das mais longas da história e terminou após acordo entre bancários e banqueiros. Segundo o Sindicato dos Bancários, o acordo de dois anos prevê 8% de reajuste mais abono de R$ 3,5 mil, em 2016. No vale-alimentação o reajuste proposto é maior, de 15% e no vale-refeição e no auxílio creche/babá é de 10%. Para 2017, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aceitou repor integralmente a inflação (INPC/IBGE) mais 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas. O acordo por 2 anos abrange todas as cláusulas específicas inclusive as PLR sociais.

Leia também: Greve dos bancários chega ao fim após 31 dias

Com fotos e informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade