Variedades

5 coisas que você deve saber antes de morar sozinho

Agora que você saiu da casa dos pais, precisa aprender o verdadeiro significado de independência

Acorda Cidade

Sempre sonhamos em morar sozinhos, mas nunca paramos para pensar de fato nas dificuldades e o que temos que aprender para encarar essa aventura. De repente, chega o dia em que você tem que sair do conforto da casa dos seus pais, com roupa lavada, comida feita e problemas magicamente resolvidos pelos familiares. Junto com as tarefas diárias que parecem tomar todo o seu tempo livre, vem muitos aprendizados:

Alugar
Alugar um apartamento é muito mais difícil e burocrático do que parece. O aluguel, o condomínio, as taxas, o depósito, o seguro… Tudo isso custa caro. Mas as idas e vindas de imobiliárias com documentos autenticados e firma reconhecida dão tanta dor de cabeça quanto o dinheiro gasto.

Portanto, faça uma lista dos documentos e uma estimativa do quanto você vai gastar por mês. Assim, você se organiza e consegue resolver essas pendências com mais calma.

Nada se resolve sozinho
Esse é provavelmente o item mais óbvio e o mais difícil de aprender. Durante a mudança você vai precisar montar móveis, fixar quadros na parede, consertar algo que se quebrou no transporte, etc. Evite o transtorno de adiar a mudança comprando uma caixa de ferramentas simples com martelo, parafusadeira, chave de fenda e Philips, e alicates. Isso pode te salvar naquele momento de emergência, quando você está com pouca grana para contratar alguém especializado, por exemplo.

Alimentação
A partir de agora sua alimentação depende única e exclusivamente de você, e o risco de cair na comida congelada ou delivery é grande. Faça uma lista dos itens que você precisa e reponha todos regularmente.
Outra dica, é fazer comida para mais de uma refeição, assim você não perde tanto tempo na cozinha, e sempre vai ter algo pronto na geladeira.

Limpeza
Viver em um ambiente limpo e confortável pode dar mais trabalho do que você imagina. Para evitar que a bagunça tome conta da sua casa, separe ao menos 30 minutos por dia na volta do trabalho para lavar a louça, colocar uma roupa para lavar e varrer a casa. Essa manutenção já vai deixar o dia da faxina mais leve.

Festas
É muito fácil ficar deslumbrado com a liberdade e se esquecer que sua casa é o seu refúgio. Evite bagunças exageradas, barulho excessivo depois das 22h e respeite os seus vizinhos, afinal de contas você terá que conviver com eles por um bom tempo.