Variedades

Saiba como a qualidade da ração ajuda seu pet na queda de pelos

Essa troca garante que eles sempre tenham novos fios e a proteção renovada.

Acorda Cidade

A troca de pelos é um processo natural para todos os pets. Ela ocorre geralmente entre as estações, especialmente no período que antecede o inverno ou o verão. Isso porque é necessário renovar essa camada para se preparar para as temperaturas da próxima estação, garantindo conforto e qualidade de vida para eles. Esse processo é ainda mais intenso no caso dos cães com pelagem dupla. Eles possuem uma camada interna que garante o isolamento térmico, que permite, por exemplo, que eles se mantenham aquecidos mesmo nos dias mais frios do inverno. Essa troca garante que eles sempre tenham novos fios e a proteção renovada.

Os pelos têm funções importantes na vida do seu pet. É por esse mesmo motivo que é preciso garantir que ele conte sempre com essa camada e que os banhos e tosas não sejam exagerados para não prejudicar sua saúde. No caso de quedas maiores, que podem ser notadas claramente, ou até mesmo de pelos frágeis ou sem brilho, é preciso notar se há alguma influência de doenças ou enfraquecimento do organismo. As quedas assimétricas, por exemplo, são originadas por parasitas. No caso de quedas mais simétricas por todo o corpo, há a possibilidade de ter origem em problemas hormonais. A alimentação desempenha um fator decisivo para essa questão, ajudando a garantir pelos mais fortes e com melhor aspecto.

O que fazer

Até mesmo o estresse pode ser um fator causador das quedas. Fatores emocionais geralmente influenciam não só a qualidade de vida, mas resultam em sintomas claros no seu pet. A queda sazonal deve ser sempre observada com cuidado. A quantidade de pelos varia de acordo com cada espécie de cão ou gato; entretanto, é possível notar a diferença justamente pelo acúmulo de pelos pela casa. Caso a queda seja muito acentuada, vale a pena apostar em alguns cuidados. Escovar regularmente evita que você tenha que realizar mais faxinas pela casa, justamente por remover os fios já soltos. Além disso, sempre dedique um pouco de tempo ao seu pet, criando uma conexão especial e ajudando a controlar a ansiedade. A tosa e os cuidados com a higiene devem ser frequentes, bem como os passeios e o banho de sol.

Qualidade da ração

Esse fator pode ser o diferencial para garantir ainda mais saúde na vida do seu pet. A ausência de alguns nutrientes e vitaminas faz com que o organismo dos cães e gatos responda com diferentes sintomas. É o caso de pelos mais opacos e até mesmo queda na disposição. Um grave fator é o aumento na queda, alertando para a necessidade de pensar em uma dieta mais equilibrada e com a ração certa. Essa pesquisa não é complicada e pode ser feita por aqui, garantindo um investimento seguro em produtos que trarão resultado e darão mais qualidade de vida para o seu bichinho. Confira as rações para as diferentes fases da vida e necessidades, adequando a dieta ao estilo de vida e carências.

Consulte um veterinário

Por fim, vale a pena ressaltar a necessidade de sempre consultar um bom veterinário. A ajuda profissional é imprescindível para indicar qual o real problema que está afetando o seu cãozinho. Tudo isso pensando em diferentes fatores e na possibilidade de ele estar enfrentando uma doença maior, que exige o uso dos medicamentos certos. As consultas periódicas são o mais indicado, apontando algum caso de queda acentuada e anormal. No caso de sintomas como irritação, vermelhidão, inchaço, manchas e cicatrizes, é preciso levá-lo imediatamente ao veterinário. Isso deve ser feito também no caso de feridas abertas, coceira, pelo seco que se solta facilmente e lambidas nos locais de queda, por exemplo.