Acorda Cidade

Trocar a sala de aula por um parque. Não apenas um dia, mas durante uma semana inteira. A ideia deu certo e este ano, mais uma vez, o Colegiado de Medicina Veterinária da FTC Feira de Santana fez da Expofeira um verdadeiro laboratório para os alunos de várias disciplinas. Outros cursos seguiram o exemplo e também levaram estudantes para aulas práticas no Parque de Exposição João Martins da Silva, a exemplo de Enfermagem, Biomedicina e Nutrição.

As atividades envolvem várias disciplinas, a partir do 2º semestre. “Levamos os alunos em todos os setores, falando de cada raça e espécie e frisando as particularidades e morfologia de todas”, conta o professor de Anatomia Veterinária, Mairon Barreto. Segundo ele, os estudantes acompanham tudo, “do início ao fim”. As turmas também realizam exames parasitológicos e acompanhamento zootécnico e participam de visita técnica acompanhada de profissional da área.

“São bastante produtivas as visitas, principalmente porque muitas coisas mostradas eu desconhecia”, avalia Gabriel Oliveira, 2º semestre. Já para o coordenador do curso, professor Luiz Gustavo Brandão, o principal aspecto das atividades no parque é a possibilidade dos estudantes terem contato com os animais e conhecerem as raças e aptidões de cada uma delas. “Por exemplo, o gado de corte e de leite, o cavalo de marcha e de força”, destaca.

Também estão participando das aulas na Expofeira as professoras das disciplinas Microbiologia, Gabriela Santana, e Parasitologia, Marialice Pereira. Como convidado, para falar sobre o tema Avaliação Zootécnica dos Animais de Produção, esteve presente na mostra agropecuária o professor Maicon Pereira Lents, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), que expôs o tema juntamente com o professor da Faculdade Mairon Barreto.