Laiane Cruz
O radialista e narrador esportivo Itajay Pedra Branca parabenizou nesta quarta-feira, feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a Rádio Sociedade pelo seu 68º aniversário. Ele, que há 27 anos fez parte da história da emissora e há 22 é o mestre de cerimônia do desfile cívico da independência, relembrou fatos e reportagens marcantes da carreira.
Segundo ele, em entrevista ao Acorda Cidade, grandes profissionais já passaram e outros continuam atuando na Rádio Sociedade. “Quero parabenizar a diretoria atual e os frades capuchinhos porque sempre elevam a emissora em todo o território nacional e além fronteiras”, declarou Pedra Branca, acrescentando que através da emissora aprendeu e ainda está aprendendo a fazer rádio.
Através da rádio Sociedade, o radialista cobriu sete Copas do Mundo, quatro Copas América, assim como diversas excursões que teve pelo mundo, em mais de 80 países. Com 44 anos de carreira, Itajay conta ainda que já atuou em três emissoras. “Eu comecei na Rádio Cultura, de lá fui para a Rádio Sociedade, quando ainda era no Café São Paulo, e fui emprestado durante 30 dias para a Rádio Sociedade da Bahia.”
(Radialista Dilson Barbosa)
O radialista Dilson Barbosa, que há 50 anos trabalha na Rádio Sociedade, afirmou que a emissora passou por diversas transformações com os frades capuchinhos. Ela teve como seu primeiro diretor o Frei Hermenegildo Castorano, depois passou para a direção do Frei Aureliano, italiano que teve grandes ideias e botou a rádio em 10 kilowatts de ondas curtas, fazendo com que a rádio passasse a ter uma abrangência mundial. E depois deles vieram outros freis. Hoje está sob a direção do Frei Elenilson.
“Todos esses homens, frades capuchinhos, deram uma grande contribuição para a rádio e hoje estamos em um estúdio moderno. A Rádio Sociedade de Feira atravessou esses anos como a rádio mais importante do interior baiano. Lembrando que ela foi a terceira rádio fundada no estado da Bahia, quando era muito difícil ainda ter uma emissora no Brasil e hoje ela continua reinando”, declarou o radialista e apresentador, que foi o idealizador das coberturas de Copa do Mundo pela emissora, que já transmitiu ao todo nove destes eventos.
Em contato com o Acorda Cidade, o radialista e jornalista Genildo Lawinsky também parabenizou a Rádio Sociedade de Feira. Ele disse que apesar de ser de Salvador, teve a oportunidade de conviver com profissionais da emissora. “Quero parabenizar não só à Rádio Sociedade, mas ao público feirense que continua com os braços bem abertos para o trabalho que vocês realizam e valorizando de uma forma excepcional todo esse tipo de atividade que a rádio desenvolve na comunidade. É muito raro a gente ver um rádio tão forte como em Feira de Santana”, afirmou.