Feira de Santana

Ídolo, com 1,2 tonelada, é o touro mais pesado da 41ª Expofeira

Touro da raça nelore, Ídolo é dono de uma pelagem diferenciada, em se tratando de um nelore

Acorda Cidade

Aos 30 meses, ele pesa 1,2 mil quilos, esbanja elegância e nos parques de exposição para onde é levado – e são muitas as viagens Brasil afora – sempre desperta admiração. Touro da raça nelore, Ídolo é o animal mais pesado que entrou no Parque de Exposição João Martins da Silva para participar da 41ª Expofeira (Exposição Agropecuária de Feira de Santana).

É dono de uma pelagem diferenciada, em se tratando de um nelore – não é totalmente branco, as manchas escuras chamam ainda mais a atenção dos visitantes, que também se admiram com a altura de Ídolo – maior do que alguns dos seus tratadores.

Todos os dias ele recebe o tratamento especial de uma escovação caprichada e carinhosa para manter o pelo liso e brilhante, como convém aos participantes de exposições.

Pacífico, o touro elegantemente acompanha os movimentos à sua volta. Às vezes gira a imensa cabeça, em outras mexe apenas com os olhos, pacientemente. De acordo com tratadores, para manter o peso, o seu cocho é abastecido dez vezes ao dia, com cilagem de milho e ração concentrada.

O touro ainda não atingiu a maturidade sexual, que deve acontecer dentro de mais seis meses. Mas dificilmente deixará de ser virgem. Deverá ser gerador de centenas de filhos, mas por inseminação artificial. Devido ao peso e o seu perfil comercial, o impedirão de gerar descendentes pelo método tradicional. Só lhe resta aproveitar as viagens e a boa vida de solteirão.