Rachel Pinto
A XLI Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira) teve início neste domingo (4) e devido à chuva registrou um movimento fraco de visitantes.
Participaram da abertura diversas representações políticas, entre o secretário de agricultura, Joedilson Freitas, o secretário de cultura, esporte e lazer, Rafael Cordeiro e o secretário de turismo, trabalho, emprego e desenvolvimento econômico, Antonio Carlos Borges Junior, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho. Autoridades e criadores também estiveram presentes e prestigiaram a cerimônia.
A Expofeira vai até o próximo domingo e além das atrações culturais, artísticas também movimenta de forma significativa os setores da agricultura e da pecuária. O secretário Joedilson Freitas destacou que este ano aconteceram algumas mudanças no parque, principalmente para dar mais oxigenação ao fluxo de pessoas e visitantes. Ele informou também que houve uma maior atenção para a segurança, principalmente para as crianças.
"Colocamos uma dinâmica para que a população possa percorrer todo o parque de exposições. Fizemos uma área específica para as crianças brincarem com os pôneis e colocamos fitas de isolamento para os animais expostos. Podem fotografar, admirar, mas tocar não. Colocamos as fitas para dar mais segurança aos visitantes", afirmou.
Joedilson pontuou que este ano serão realizados na Expofeira quatro leilões de equinos e bovinos e a expectativa é que sejam movimentados de forma direta dentro do parque cerca de oito milhões de reais. Entre as novidades ele observou que diversas raças de animais estarão presentes nas feira e um grupo de graffiteiros da cidade fez uma homenagem aos distritos através de um painel alusivo à produção e as riquezas culturais e econômicas do campo.
De acordo com o secretário, a XLI Expofeira também conta com um sistema de videomonitoramento e os candidatos que estão conconcorrendo às eleições na cidade podem participar apenas como visitantes. É proibido fazer campanha no parque ou qualquer atividade que se assemelhe à boca de urna.
O criador Luiz Leal, contou que está animado com a Expofeira deste ano e pretende fazer muitos negócios. Ele observou que as últimas chuvas que têm caído na região estão animando os produtores e recuperando as pastagens.
"As fazendas estão se recuperando e estamos acreditando muito na Expofeira. A expectativa é que sejam feitos bons negócios. Respondemos hoje por 45% da balança comercial do país e vivemos em função das chuvas para nossos pastos e nossas criações. Esse ano teremos aqui também o gado Santa Gertrudes, além de outras raças. Os criadores poderão adquirir animais de excelente qualidade", completou.
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.