Feira de Santana

Árvore cai na Getúlio Vargas, atinge carro e fere casal

Segundo informações da Superintendência Municipal de Trânsito o casal estava sem identificação.

Rachel Pinto

Por volta das 14h desta sexta-feira (2), uma árvore caiu na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, atingiu um veículo HB20 de placa PJG-8251 que passava no local e feriu um casal que estava no interior do carro.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O trânsito ficou engarrafado na avenida no sentido do bairro Capuchinhos e o Corpo de Bombeiros fez a remoção da árvore. Segundo informações da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) o casal estava sem identificação.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Árvore estava comprometida internamente por cupins e não era possível prever incidente, diz biólogo

A ação de cupins, de acordo com o Departamento de Áreas Verdes do Município, teria ocasionado a queda de uma árvore na Avenida Getúlio Vargas, nesta sexta-feira (02), sobre um automóvel. O incidente causou ferimentos, felizmente sem gravidade, em duas pessoas que se encontravam no veículo.

A avaliação técnica da causa da queda da árvore, da espécie ipê, está sendo feita pelo diretor do órgão vinculado a Secretaria de Serviços Públicos, o biólogo, Deodato Peixinho. Ele diz que seria impossível prever o incidente, tendo em vista que o comprometimento dela era na sua parte interna.

"Observamos que os cupins atacaram todas as principais raízes, o que era impossível de identificar externamente, pois o vegetal possuía inclusive galhos com brotos", explica o diretor. Segundo ele, o Departamento de Áreas Verdes realiza regularmente o trabalho de acompanhamento das árvores nas principais avenidas da cidade.

Recentemente, assinala Peixinho, todas as árvores da Getúlio Vargas foram podadas, com a redução da copa. O objetivo é torna-las mais leves, "dando oportunidade para que os remendos das raízes reforcem a estabilidade e segurança delas no espaço".

Conforme o biólogo, foram observados todos os critérios para a preservar a saúde das árvores no trecho em execução das obras de mobilidade urbana na avenida Getúlio Várias. Foi obedecido à risca, por exemplo, o distanciamento das árvores e a profundidade de trabalho no solo, tendo como objetivo poupar as raízes e assegurar a estabilidade dos vegetais no canteiro central da avenida, afirma.

As vítimas do incidente foram socorridas por uma unidade do Samu e levadas para o Hospital Geral Clériston Andrade, onde foram medicadas. Os ferimentos não foram graves e ambas passam bem.

Com infomações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.