Bahia

Curso prepara policiais para dirigir veículos de emergência

Durante 30 dias, os investigadores da Polícia Civil estarão se capacitando para atender resolução do Contran, que trata do assunto

Acorda Cidade

A primeira turma de servidores policiais inscritos no Curso de Veículos de Emergência – CVE, ministrado pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), na modalidade EAD, foi convocada, nesta terça-feira (30), para iniciar a capacitação, cujas atividades começam na quarta (31) e vão até 30 de setembro.

A lista com os nomes dos 49 policiais inscritos na Turma I, do curso, integra o Módulo Academia da Polícia Civil da Bahia e foi publicada no Diário Oficial (D.O.), numa portaria do delegado-geral Bernardino Brito. A frequência é obrigatória em 100 por cento das atividades propostas.

A diretora da Acadepol, delegada Kátia Brasil, esclarece que, entre as atribuições privativas do cargo de investigador de Polícia Civil, está a de dirigir viatura de natureza policial e o CVE atende a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que concedeu um prazo, até o final de 2016, para a realização do treinamento de prática veicular em situação de risco.

Para o delegado-geral Bernardino Brito Filho, a circulação diferenciada de veículos de emergência no trânsito justifica treinamento especializado, como uma forma de minimizar o risco de sinistros que envolvem esses agentes e demais personagens de trânsito, além de ser uma oportunidade de resgatar uma postura humanística e de respeito à vida na ação dos agentes públicos.