Acorda Cidade
Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, divulgada no início de agosto, revelou que, até dezembro, 63,1% dos brasileiros pretendem viajar de avião. Esse número é 11% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, ainda de acordo com o órgão.
A “Sondagem do Consumidor” aponta que a maioria dos entrevistados, 78,4%, prefere visitar cidades brasileiras a destinos internacionais – apenas 20% no último caso. Dentre os fatores apontados, a biodiversidade, riquezas naturais e culturais, e o patrimônio histórico determinaram essa escolha.
A região nordeste ainda está no topo dos lugares mais desejados, com 44,8% das intenções dos possíveis viajantes. Em seguida estão Sudeste, com 23,7%, sul (19,3%), centro-oeste (6,8%) e norte (5,4%).
Tipo de viagem e hospedagem
O modelo de viagem que mais foi citado é o familiar, ainda de acordo com a pesquisa divulgada. Dentre os brasileiros que pretendem viajar acompanhados, quase 90% deles fazem planos para levar os companheiros, filhos ou outros parentes.
Devido a isso, o tipo de hospedagem que melhor atende a essa demanda, e contém atividades para todas as idades, também é o preferido dos entrevistados: os hotéis, com 52,3% das intenções. Isso revela um crescimento de 5,6%, se comparado ao período de férias de julho em 2015.
Outra opção citada é a casa de amigos e parentes, que ficou em segundo lugar, com 38,6% das preferências. Esse cenário também pode ser justificado pelo tipo de viagem escolhido pela maioria dos entrevistados.
A “Sondagem do Consumidor” é um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, com o intuito de avaliar a intenção de viagem dos brasileiros. Cinco capitais participam da pesquisa, que é feita mensalmente: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram as cidades escolhidas, pois, juntas, representam 70% do fluxo turístico nacional.