Acorda Cidade
Evolução sócio-histórica-cultural da mulher, brincadeiras infantis, relações interpessoais na escola e culinária foram os ganchos utilizados pelos estudantes do Curso de Graduação em Letras com Inglês (Parfor), para retratarem a cidade de Lençóis, através de um documentário. O produto foi resultado do “I Seminário Temático Interdisciplinar de Cinema”, que aconteceu este mês, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Chapada Diamantina.
A turma de alunos, composta por professores do Ensino Fundamental de Lençóis e região, analisou o filme Jardim de Plástico, dirigido por Delmar de Araújo, organizou um roteiro decupado com produção de sequencias, cenas, planos, angulação e movimentos de câmera. Em seguida, captou imagens para produção do documentário cinematográfico, que foi dirigido por Marcelo Gois.
Depois de editado, o documentário será exibido no Campus Avançado da Chapada Diamantina (Uefs), em data especial, às diversas turmas de estudantes, aos professores e à comunidade em geral. Também está programada a exibição no Encontro de Coordenadores do Programa de Formação de Professores (Parfor), no Paraná.
A realização do Seminário, coordenado pelo Professor Delmar Alves de Araújo, o cineasta Marcelo Gois, com apoio de Rodrigo Carlos Rodwicz, possibilitou a reflexão crítica sobre o papel do cinema como instrumento de ensino e aprendizagem. Esta relação contribui para preservação sócio-histórica-cultural, fortalecimento da identidade regional, e incentivo à participação social e cidadania.