Feira de Santana

Vigilância Epidemiológica registra queda de Dengue, Zika e Chikungunya em Feira

A coordenadora da Viep informou ainda que este ano já foram registrados 19 casos de bebês com microcefalia, doença neurológica que está relacionada ao vírus zika.

16/08/2016 às 11h01, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica (Viep), registrou menos casos até agora, em 2016, da tríplice epidemia das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, em Feira de Santana, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo a coordenadora do órgão, Francisca Oliveira, ou as pessoas estão deixando de procurar os serviços de saúde do município e notificar os casos, ou as ações de combate feitas pelos agentes de endemias têm funcionado.

“Nós temos um setor de educação e saúde que promove várias ações de conscientização e orientação à comunidade. Nós temos acompanhado caso a caso, mês a mês, e temos visto que as notificações estão caindo bastante”, informou Francisca Oliveira.

A coordenadora da Viep informou ainda que este ano já foram registrados 19 casos de bebês com microcefalia, doença neurológica que está relacionada ao vírus zika. “Essas mães fazem atendimento na Secretaria de Saúde, nos Postos de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou.

Um dos coordenadores do Centro de Endemias, Edivaldo Correia, disse que os agentes de endemias atuam diariamente nas casas, fazendo um trabalho na parte focal, que é diretamente eliminando criadouros do mosquito, colocando larvicida, e também o uso da bomba costal motorizada (fumacê), que mata o mosquito adulto.

“Os índices vêm caindo, mesmo assim nós chamamos a atenção da comunidade que tenham bastante cuidado nesse momento. Como estamos no período de sol e chuva os ovos do mosquito vão explodir e nascerão novos mosquitos. A população deve evitar qualquer recipiente ou depósito que possa servir como criadouro”, salientou Edivaldo Correia.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade