Feira de Santana

FBF se posiciona após críticas de presidente do Fluminense de Feira

Na nota, a FBF esclareceu que não houve alteração de regulamento, mas sim uma mudança técnica aprovada em votação entre os clubes.

Andrea Trindade

A Federação Baiana de Futebol (FBF) emitiu uma nota de esclarecimento após as críticas feitas pelo presidente do Fluminense, Gerinaldo Costa, em entrevista ao Acorda Cidade, na qual criticou o regulamento da Copa Governador do Estado 2016, no que diz respeito ao limite de idade dos atletas que disputarão a competição.

Na nota, a FBF esclareceu que não houve alteração de regulamento, mas sim uma mudança técnica aprovada em votação entre os clubes. A federação disse ainda que estranhou o fato de Grinaldo ter se mostrado insatisfeito com a limitação da idade, que tem como proposta seguir os mesmos parâmetros da Série B do Baianão.

Veja nota da FBF enviada ao Acorda Cidade, na íntegra:

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) vem a público se posicionar após as críticas feitas pelo presidente do Fluminense, Gerinaldo Costa. Em entrevista a um veículo de imprensa de Feira de Santana, o dirigente criticou o regulamento da Copa Governador do Estado 2016, no que diz respeito ao limite de idade dos atletas que disputarão a competição.

Primeiramente, a entidade esclarece que não houve alteração de regulamento. A fórmula da Copa permanece a mesma. O que aconteceu foi apenas uma mudança técnica, o que é possível quando aprovado por votação entre os clubes.

Porém, o que causou ainda mais estranheza foi o fato de Gerinaldo Costa ter se mostrado insatisfeito com a limitação da idade imposto para formação dos elencos. A proposta da FBF era que a Copa Governador seguisse os mesmos parâmetros da Série B do Baianão, onde em um elenco de 35 atletas 29 possuem idade até 23 anos e apenas seis não têm limite de idade.

Foi então que Gerinaldo pediu a palavra na reunião e resolver propor uma mudança diferente. Ele sugeriu que, em um elenco de 35 jogadores, 25 tivessem idade até 23 anos e os outros dez sem limite de idade. A sugestão do clube feirense foi aprovada,por unanimidade, pelas oito agremiações participantes.

Portanto, a diretoria da FBF lamenta a posição do presidente do Fluminense, que teve espaço durante toda a reunião para propor outros critérios técnicos, defendeu essa proposta e agora critica a decisão como se essa tivesse sido imposta pela entidade. A FBF reafirma, mais uma vez, que todas as decisões sobre fórmulas e critérios técnicos das competições são discutidas com clubes em diversos encontros democráticos, onde todos têm a palavra para opinar, sugerir e colocar suas propostas em votação.